Pesquisa feita na região diz que 45% dos brasileiros adultos têm ao menos uma doença crônica

In Saúde

Maria Teófilo

Hipertensão, diabetes, artrite e reumatismo são as principais doenças segundo pesquisadores.

Segundo pesquisadores, a doença crônica atinge mais as mulheres que os homens, sendo representadas por 59,05% enquanto o sexo masculino é retratado por 40,95%. No entanto, a fisioterapeuta Patrícia de Paiva diz que o número de homens que a procuram com problemas na coluna e dores lombares tem crescido cada vez mais.

Ela também ressalta que muitos desses problemas são adquiridos desde a infância. “Os pais deveriam corrigir as posturas dos filhos, pois na fase adulta fica mais difícil. Eu mesma tive escoliose na coluna quando criança por causa das mochilas pesadas que afetam a medula óssea,” orienta. Para ela, a orientação paterna se configura como medida preventiva.

Apesar da doença ser mais comum nas mulheres, os homens são vítimas constantes dessas enfermidades. Esse é o caso do estudante Walisson Lopes, 22, que já sofre com problemas na coluna há três anos. Lopes conta que adquiriu a doença por peso excessivo e falta de exercício físico frequente. “No momento não procurei um médico, mas faço visita constante a um fisioterapeuta para fazer o tratamento a laser infravermelho. Ainda passo gel, além dos anti-inflamatórios que tenho que tomar. Já percebo melhoras no caso”, diz.

A médica Adimes Tosta declara que o ideal para não obter essas patologias é a mudança do estilo de vida. A má alimentação, estresse e sedentarismo são fatores que ajudam a desenvolvê-las causando um processo inflamatório que se torna crônico e as desencadeia. Ela reforça a ideia de que a atuação dos pais durante a educação de seus filhos pode fazer toda diferença “Os pais precisam orientar os filhos para que tenham uma alimentação mais saudável. As crianças obesas tendem a permanecer dessa forma na fase adulta”, alerta.

A pesquisa também aponta que pessoas com baixo nível escolar e sem plano de saúde sofrem mais com as doenças crônicas. As enfermidades do gênero foram responsáveis por 63% das mortes no mundo em 2008 segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde.

Link da imagem: https://goo.gl/6ilata

 

 

You may also read!

Pausa do mundo online é necessária para manter o equilíbrio emocional

Em um mundo cada vez mais digital, a busca por equilíbrio mental e físico se torna necessária para fugir

Read More...

Fora das quadras: o que atletas fazem após se aposentar?

Como atletas de alto rendimento mudam a rotina – e a profissão – ao deixarem as competições. Helena Cardoso

Read More...

Deep fakes: o novo pesadelo da era digital

Especialistas alertam para traumas psicológicos e consequências legais para agressores, que podem pegar até 6 anos de prisão. Vefiola

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu