Brasileirão terá recorde de times nordestinos

In Esportes, Geral

Clubes da região se firmam no cenário nacional em busca de mais oportunidades.

Amanda Talita

O futebol nordestino vive um momento de ascensão no cenário nacional. Com participações cada vez mais frequentes na Série A, crescimento financeiro e torcidas apaixonadas, os clubes da região vêm alcançando feitos históricos e consolidando sua relevância no esporte brasileiro.

Pela primeira vez em quase 40 anos, o Nordeste terá cinco clubes na Série A do Campeonato Brasileiro em 2025. Fortaleza, Bahia, Sport, Ceará e Vitória representam 25% dos participantes na elite do futebol nacional, o maior número desde 1986. Esse crescimento dos times nordestinos na elite do futebol brasileiro reflete um trabalho sólido dentro e fora de campo, com clubes investindo em infraestrutura, formação de jogadores e profissionalização da gestão.

Expansão e valorização

O crescimento financeiro dos times nordestinos tem se mostrado significativo. Um estudo divulgado pela consultoria Sports Value, nesta semana, aponta que o Fortaleza é o segundo clube com maior evolução do Brasil nos últimos quatro anos, com crescimento de 150% – fica atrás apenas do Red Bull Bragantino. Segundo o site oficial do Fortaleza, o clube ultrapassou a marca de R$600 milhões em valor de mercado, estabelecendo-se como uma das equipes mais estruturadas do Brasil. 

Agora administrado pelo Grupo City, o Bahia apresentou um crescimento de 77% em suas receitas, alcançando R$ 176 milhões, evidenciando o efeito benéfico do modelo de Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Estes números refletem administrações que procuraram novas fontes de renda, como acordos comerciais, patrocínios de maior magnitude e táticas para a lealdade das torcidas.

Clubes da região nordeste, antes vistos como coadjuvantes no cenário nacional, têm conquistado espaço na elite do esporte, garantindo presença constante na Série A, ampliando suas receitas e se destacando em competições internacionais. Com uma gestão mais focada e o apoio incondicional de suas torcidas, o crescimento desses times se reflete em números, títulos e projeções ambiciosas para o futuro.

Em 2023, Fortaleza chegou à final da Copa Sul-Americana, sendo o primeiro time da região a disputar uma decisão internacional, que trouxe inúmeros resultados positivos. Há seis anos, o time disputava a Série C do Campeonato Brasileiro e agora disputa títulos continentais.  “Estamos sempre tentando evoluir. Todas as competições que a cada ano só crescem, temos como nosso objetivo conseguir alcançar a nossa mais alta performance e chegar a resultados nunca feitos antes.” declara Marcelo Paz, CEO do Fortaleza, em entrevista ao Globo Esporte.

Já o Sport, único clube do nordeste a ter uma Copa do Brasil, o retorno veio após 3 anos de tentativas e “bolas na trave”. O Leão da Ilha conseguiu o acesso em 2024 e pretende ser um dos grandes nomes desse ano.

Regional de maior sucesso do país

A Copa do Nordeste, também conhecida como Nordestão ou Lampions League, contribuiu na solidificação dos times no cenário nacional. Ela é uma das competições regionais mais importantes do futebol brasileiro. Criada oficialmente em 1994, foi disputada de forma contínua entre 1997 e 2003, mas sofreu cancelamentos entre 2004 e 2012, retornando em 2013.

Ao longo dos anos, a competição garantiu vagas para os times nordestinos em torneios internacionais e nacionais, como a Copa Conmebol (1997-1999), a Copa Sul-Americana (2014-2016) e a Copa do Brasil (desde 2017), atualmente na terceira fase.

Dos nove campeões em 19 edições, Bahia e Vitória são os maiores vencedores, com quatro títulos cada. Sport, Ceará e Fortaleza possuem três conquistas cada, enquanto América de Natal, Campinense, Santa Cruz e Sampaio Corrêa venceram uma vez. O confronto mais frequente da história do torneio é Vitória x América de Natal, com 21 partidas disputadas.

Desde 2022, o torneio passou de 20 para 36 clubes, com um formato de três fases eliminatórias, e há discussões sobre a criação de uma segunda divisão, promovendo um sistema de acesso e rebaixamento.

You may also read!

Alta da carne e dos óleos eleva índice global de preços dos alimentos

Consumidores sentem no bolso o impacto da carne, apesar da queda de outros produtos. Vefiola Shaka  Os preços dos

Read More...

Presidente Lula sanciona lei que proíbe testes em animais para fins cosméticos

As autoridades sanitárias têm o prazo de dois anos para colocar em prática as novas medidas. Príscilla Melo O

Read More...

Sorteio define jogos das quartas de final da Copa do Brasil

Pela primeira vez na história, a Copa do Brasil terá dois clássicos regionais nas quartas de final. Felipe Torquato

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu