Somente neste ano, o Brasil confirmou 146 mortes por dengue, sendo 113 apenas no estado de SP.
Luisa Oliveira
Três em cada quatro mortes por dengue no Brasil ocorreram no estado de São Paulo até a última quinta-feira (20). A situação é considerada grave, com uma proporção de 300 casos confirmados a cada 100 mil habitantes.
Todas as faixas etárias são suscetíveis a contrair o vírus, porém pessoas mais velhas e aquelas com doenças crônicas , como diabetes e hipertensão arterial, têm mais riscos de evoluir para casos graves e possível óbito.
As cidades mais afetadas pelo alto número de mortes são Araçatuba, São José do Rio Preto, São João da Boa Vista, Araraquara, Ribeirão Preto, Marília, Presidente Prudente e Barretos.
Medidas de combate
O governo do estado declara emergência na saúde pública, prevendo um reforço de 20% para pacientes com dengue em hospitais. A iniciativa prevê a compra de 32 milhões de itens e medicamentos e US$ 524 mil em equipamentos, totalizando 730 máquinas portáteis e 55 pesadas para combate ao mosquito transmissor, o Aedes aegypti.
Também são necessárias atitudes dos habitantes do estado para a prevenção da proliferação da doença, especialmente em períodos de grandes chuvas e temperaturas altas. Sendo elas, limpeza e remoção de materiais que acumulam água, o monitoramento de locais com alta incidência de água, o esvaziamento constante de equipamentos, a aplicação de areia quando necessário, a limpeza das calhas para garantir o escoamento adequado da água da chuva.