Desenvolver a mente e o corpo é essencial para um bom crescimento infantil. Esse estímulo pode ser desenvolvido por meio da família e escola, de diferentes formas.
Gabrielle Ramos Venceslau
Estimular a aprendizagem das crianças tem sido um desafio tanto para as famílias quanto para os educadores, uma vez que o desenvolvimento infantil acontece sob diferentes aspectos. Assim, a criança precisa desenvolver a mente e o corpo de maneira contínua e em variadas esferas para que ela tenha um crescimento saudável.
A aprendizagem envolve uma série de processamentos cerebrais, como: audição, visão, memória e atenção. Assim, a fim de proporcionar às crianças um bom aprendizado, é preciso proporcionar estímulos de maneira adequada para elas, tanto no contexto familiar quanto escolar.
Contudo, é importante ressaltar os impactos que a pandemia ocasionou no aprendizado dos juvenis. Pois, “além dos prejuízos no ensino escolar, efeitos negativos foram percebidos em questões emocionais e relacionais dos filhos com suas famílias”, afirma a psicopedagoga clínica, Kizzy Puperi.
O que é preciso para estimular o aprendizado das crianças?
Antes de tudo, é preciso compreender o perfil da criança, pois cada uma tem seu próprio modelo de aprendizagem. Kizzy, que é alfabetizadora há mais de 10 anos, explica, com base na “Teoria das Inteligências Múltiplas” desenvolvida por Howard Gardner, que os seres humanos aprendem por meio das relações interpessoais, intrapessoais, pela linguística, contato visual, entre outros. Dessa forma, algumas crianças têm mais facilidade em gravar as informações, outras não. Algumas preferem entender por meio de imagens, outras pelo ensino oral.
Também, é necessário analisar as particularidades do ambiente em que a criança está inserida, as características da família e o ambiente escolar. Pois, “todos os ambientes externos são canais para aprendizagem”, diz a pedagoga. Por isso, ter um lugar organizado para manter o foco da criança pode colaborar com o desenvolvimento do aprendizado infantil.
Além disso, o momento do aprendizado deve ser prazeroso e divertido, pois a criança se sentirá mais motivada a aprender coisas diferentes e até mesmo se interessar pelo o que é difícil ou desconhecido. Afinal, “quanto mais estímulos a criança tiver, mais habilidades e competências físicas, emocionais e cognitivas serão desenvolvidas”, complementa Kizzy Puperi.
Quais habilidades precisam ser desenvolvidas?
Não adianta a criança só desenvolver habilidades cognitivas ou só as socioemocionais, pois é preciso estimular todas estas de forma igual. “É estimulando que as crianças passam a desenvolver habilidades básicas para um crescimento adequado”, comenta a fonoaudióloga infantil, Bianca Silva.
Assim, desde pequena a criança pode ser treinada para desenvolver a sua coordenação, seja para se alimentar, caminhar ou escovar os dentes, por exemplo, mas também, para saber interagir em sociedade e conviver com outras crianças, família e a natureza. Pois, “aprender é muito mais que saber ler e escrever, afinal, vem desde a primeira infância, como dar tchau, chamar, soltar beijos”, explica a fonoaudióloga.
De que forma promover um aprendizado melhor
Definir uma rotina com horários e um cronograma para atividades pode colaborar para motivar as crianças ao aprendizado. Pois o tempo delas fica organizado e elas entendem que há momentos para aprender e momentos para brincar.
Estimular as diversas capacidades cognitivas também é essencial, afinal, reconhecer e saber usar as habilidades físicas e mentais, permite à criança conhecer seus próprios sentimentos, emoções, pensamentos e capacidades motoras, além do mundo ao seu redor. Além disso, “os estímulos precisam ser de acordo com cada faixa etária, os quais podem ser oferecidos por meio de jogos, brincadeiras, leituras, músicas, entre outros”, afirma a pedagoga.
Papel da escola e dos pais
A aprendizagem não ocorre apenas nas escolas, por isso, é importante que os pais sejam bastante participativos neste processo do aprender, ressalta a fonoaudióloga. Assim, entende-se que não existe apenas o aprendizado escolar, afinal, a participação da família também é essencial para que as crianças possam se sentir apoiadas e incentivadas a aprenderem mais.
Contudo, é essencial o papel que a escola desenvolve no estímulo ao aprendizado, uma vez que são os professores e educadores que possuem a formação e didática necessária para promover o aprendizado. Dessa forma, a metodologia e recursos da escola podem fazer uma enorme diferença no desenvolvimento intelectual da criança, sendo importante a escolha da instituição de ensino adequada.
Por último, a pedagoga Kizzy conclui que a verdadeira aprendizagem “não é aprender por aprender, é aprender para possibilitar à criança uma transformação interna e para o meio em que está inserida”. Ou seja, toda aprendizagem é significativa, quando traz significado para o indivíduo.