Seleção estreou nesta quarta-feira e teve um empate de 0 a 0 contra a Croácia.
Camilly Inacio
Conhecida como uma das seleções africanas mais fortes da atualidade, a seleção do Marrocos estreou nesta quarta-feira na Copa do Mundo, no Estádio Al Bayt, contra a vice-campeã em 2018, Croácia. A partida terminou em 0 a 0 após um jogo complicado.
A partida foi a primeira da rodada do Grupo F, e com o resultados, cada uma das seleções soma um ponto no grupo, que será complementado ainda hoje na disputa entre Canadá e Bélgica.
Dificuldades perto da Copa
A seleção do Marrocos é uma das mais fortes do continente africano, no entanto, pouco antes da copa, passou por alguns problemas internos. A federação optou por demitir o treinador que conquistou a classificação nas Eliminatórias, Vahid Halilhodzic, após discussões internas entre o técnico e as estrelas do time.
Sob a direção de Walid Regragui, o time não teve muito tempo para se recuperar e começar a trabalhar com o novo técnico, por isso, o grupo F pode ter muitas surpresas durante esse período de campeonato.
Jogadores naturalizados
Entre as seleções que jogam neste Mundial, o Marrocos é o que possui mais jogadores naturalizados. Dentre os 26 jogadores convocados para a Copa, 14 deles não nasceram no país, mas jogam pela seleção.
Confira os jogadores e seus países de nascimento:
Espanha: Munir Mohand Mohamedi e Achraf Hakimi;
França: Romain Saïss, Amine Harit e Sofiane Boufal;
Países Baixos (Holanda): Noussair Mazraoui, Sofyan Amrabat, Hakim Ziyech e Zakaria Aboukhlal;
Bélgica: Selim Amallah, Ilias Chair e Bilal El Khannouss;
Itália: Walid Cheddira;
Canadá: Yassine Bounou.
Disputando sua sexta Copa do Mundo, o time conta com jogadores conhecidos mundialmente. Entre os principais nomes estão Achraf Hakimi, companheiro de Neymar no PSG, o atacante Hakim Ziyech, do Chelsea, e o lateral Noussair Mazraoui, do Bayern de Munique.
Além deles, vale observar o zagueiro Nayef Aguerd, que atua no West Ham e o goleiro Yassine Bounou, do Sevilla, que, apesar das poucas chances de gols criadas, fez duas ótimas defesas e salvou o Marrocos.
Desempenho de Marrocos
Atualmente o Marrocos ocupa a 22ª colocação no ranking da Fifa, e desta vez, veio para a Copa do Mundo com o objetivo de não ser apenas coadjuvante. Para conquistar seu lugar no Mundial, a Seleção Marroquina estreou nas Eliminatórias Africanas na segunda fase, vencendo os seis jogos possíveis contra Guiné-Bissau, Sudão e Guiné. Na terceira e última fase, Marrocos enfrentou a República Democrática do Congo, e conquistou sua vaga na Copa do Catar.
Na história dos Mundiais, a seleção do Marrocos teve sua melhor performance na Copa de 1986, quando liderou seu grupo, que também tinha Inglaterra, Polônia e Portugal como integrantes. No entanto, o time foi eliminado nas oitavas de final perdendo por 1 a 0 para a Alemanha, que foi vice-campeã naquele ano.
Neste ano os africanos ainda farão jogos contra a Bélgica e Canadá nesta primeira fase do mundial.