Você sabia que as cores estão relacionadas com nossas tendências de comportamento?
Melissa Maciel
Observando o meu guarda roupa e o meu cesto de roupas sujas, parece que vivo em uma eterna paleta em que o tom principal é… cor de rosa. Já sou até conhecida entre minha família, amigos e colegas de trabalho pelo característico cor de rosa em minhas roupas cotidianamente. Mas sabe o que eu estava refletindo? Cada um tem seu estilo e neste estilo, as preferências com relação a cores.
Pesquisando mais sobre o assunto, descobri que essas preferências estão curiosamente relacionadas com nossa personalidade!! De acordo com o site Psicologia Online, cada cor produz uma sensação diferente na mente. Por isso, a preferência por certas tonalidades pode indicar uma personalidade com tendência a sofrer certas emoções. Entendeu? Vou tentar simplificar.
O que tem a ver uma coisa com a outra?
O artigo expõe que as cores frias, como azul, verde claro e branco, tendem a transmitir bem-estar emocional, calma e tranquilidade. Por isso, pessoas que optam mais frequentemente por estes tons, podem ser aquelas mais pacíficas, organizadas e pacientes no dia a dia. Já as cores quentes, como vermelho, laranja e amarelo estão relacionadas com sensações mais enérgicas, paixão ou alegria. Portanto, pessoas com essa preferência cromática geralmente são mais extrovertidas, agitadas e alegres.
E há também as cores mais apagadas, ou escuras, como os tons próximos do preto, marrom e cinza que podem transmitir tristeza ou até mesmo nostalgia. Estes tons estão em correlação com personalidades tristes, com tendência depressiva e podem caracterizar pessoas que vivem mais no seu mundinho interior.
Então quer dizer que se eu gosto muito de preto, sou uma pessoa depressiva ou com problemas emocionais????? Calma, jovem, não é bem assim. A revista digital de psicologia, neurociência, desenvolvimento pessoal, cultura e bem-estar, A Mente é Maravilhosa, nos explica que cada pessoa percebe as cores de maneira diferente e as atribui significados distintos também. Além disso, a história de vida de cada pessoa, suas experiências e histórico educacional, influenciam grandemente na associação que a pessoa faz entre cores e emoções.
A revista nos expõe também que as regularidades na escolha de certas cores, são o reflexo de regularidades na personalidade e é neste ponto que os conceitos se unem. Além disso, segundo a publicação, profissionais da psicologia propõem que façamos a tentativa de incorporar um pouco de cada cor em nossas escolhas, pois isso indicaria um equilíbrio psicoafetivo.
Cores para fazer marketing
Sabe o que é interessante também? As empresas utilizam o jogo de cores para nos influenciar quanto à compra de seus produtos, então fique esperto para não ser manipulado!
Em seu blog, o especialista em marketing digital, Neil Patel, nos esclarece que as cores utilizadas em anúncios publicitários geram emoções que as pessoas recebem de forma positiva ou negativa. Dessa forma, podemos ser persuadidos para comprar o produto em busca de satisfazer uma suposta necessidade.
Um exemplo de como é posta em prática esta estratégia marketeira, são as propagandas de grandes redes de alimentos, como McDonald ‘s, KFC, Burger King e outros, que utilizam abundantemente a cor vermelha. Segundo Neil, esta cor é apelativa e denota urgência, fazendo com que ao se deparar com a publicidade, o indivíduo queira saciar a fome imediatamente. E, por sua conotação urgente, também é a cor escolhida para anúncios de lojas que estão lançando campanhas de promoções.
Eu não sei você, mas agora que eu sei de tudo isso, estou muito mais atenta às disposições de cores ao meu redor e seus significados, às minhas escolhas de roupas e também minhas tendências de compras. Eu sugiro que você continue pesquisando os estímulos que cada cor desperta, para saber como melhor usá-las no dia a dia e quem sabe na sua vida profissional também.