A segunda etapa da prova nacional é aplicada hoje em todo o país.
Da redação
A segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 é aplicada hoje. Nesta etapa final, os participantes respondem a 45 questões de ciências da natureza e suas tecnologias, além de 45 questões de matemática e suas tecnologias. As provas encerram o ciclo de avaliações deste ano, marcando o último domingo de aplicação do exame.
13h15 – O Enem realmente é o melhor formato para ingressar em uma universidade? Após mais um fechamento de portão essa questão volta à tona. A cada ano, o exame mobiliza milhões de estudantes em dois dias de prova extensos, cansativos e altamente conteudistas. Enquanto isso, países como os Estados Unidos apostam em processos mais amplos, que avaliam o histórico escolar, projetos, atividades extracurriculares e o perfil do candidato ao longo do tempo – não apenas o desempenho de duas provas. Será que não é o momento de repensar os formatos de vestibular no Brasil?
13h00 – Ayrton Senna correndo em interlagos debaixo de chuva? Não, apenas um candidato atrasado ao som da música “Tema da vítoria”. Os portões foram fechados em todo o Brasil às 13h em ponto, ninguém mais entra. Os candidatos só poderão sair com o caderno em mãos 30 minutos antes do término da prova.

Em torno da universidade paulinense, havia 4 polos de ativações comerciais.
12h38 – Enem uma data comercial? Em torno dos locais de aplicação podemos ver polos de universidades e cursinhos fazendo ativações presenciais – distribuindo brindes, folhetos e oferecendo orientações rápidas. Aproveitando o alto fluxo de candidatos para divulgar suas marcas.

A avenida João Aranha é a principal conexão com a UNIFACP, único local onde a prova será aplicada.
12h35 – Em Paulínia, cidade do interior de São Paulo há trânsito próximo a UNIFACP – Centro Universitário de Paulínia, local onde a prova será aplicada no município.
12h27 – Estudantes que farão o Enem 2025 em São Paulo terão uma grande facilidade: o transporte público será gratuito em diversos locais para garantir que cheguem com segurança e sem custo aos locais de prova. Na capital paulista, o programa “Domingão Tarifa Zero” vai liberar o uso de todos os ônibus municipais das 0h às 23h59 nos dias de exame, o que representa um alívio para muitos candidatos. O programa “Ruas Abertas”, que normalmente fecha a avenida Paulista e a Liberdade aos carros para virar área de lazer, foi suspenso, liberando o tráfego para veículos e facilitando o acesso aos locais de prova.
12h15 – Belém, Ananindeua e Marituba, cidades que compõem a região metropolitana da capital do Pará, farão a prova do Enem em dezembro. Devido a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), os candidatos destes municípios realizarão o exame nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
12h00 – Às 12h do horário de Brasília, os portões foram abertos nas escolas onde o exame será aplicado para os candidatos do segundo dia de provas. Não esqueçam que os portões fecham pontualmente às 13h e, se os inscritos não chegarem a tempo, perderão a oportunidade de finalizar o Enem com notas integrais nas cinco áreas de conhecimento.
11h45 – Mateus Madureira, vestibulando de medicina, fará o Enem pela 3ª vez e afirma que, em sua opinião, o exame é uma das provas mais exaustivas e longas, pois tem muitos conteúdos e textos que exigem uma boa análise interpretativa. “Para o segundo dia, eu espero uma prova rica em detalhes e, em algumas partes, conteudista. Com certeza, a parte de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias mostra sua complexidade com textos e imagens; a análise de gráficos e estatísticas é, definitivamente, uma habilidade necessária para essa avaliação.” Já para as questões de matemática, Mateus reforça a capacidade de raciocínio lógico e aplicação de fórmulas, além de uma interpretação de textos bem aguçada.
11h30 – A cidade de Águas Claras(DF) encerra a manhã com grande movimento de candidatos nas ruas. Em todo o Brasil, os participantes do segundo dia terão até cinco horas para responder as questões e preencher o gabarito. O tempo mínimo para realização do exame é de 2 horas, sair antes deste horário acarreta eliminação.



