Entenda o que é a Amazônia Legal

In Geral, Meio Ambiente
Amazônia Legal contribui com a proteção do local

O Brasil tem a maior área de proteção ambiental do mundo.

Gustavo Montejano

A Amazônia Legal abrange os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e 195 municípios do Maranhão, segundo a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM). São cerca de 5.015.067,86 km² ou 59% do território brasileiro. Aproximadamente 28,1 milhões de habitantes vivem nesse espaço. Surgiu em 1966, com a necessidade de planejar e promover o desenvolvimento regional.

A região tem a maior reserva florestal e hidrológica do mundo. Para preservar e manter em segurança o que representa a riqueza nacional, foi criado em 1934 o primeiro código florestal, o mais rígido entre todos os países do mundo.

Preservação: ciência e tecnologia 

Além de promover o desenvolvimento da região, a Amazônia Legal foi criada para definir um espaço de preservação. Conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o satélite usado pelo Brasil atualmente é o CBERS, mas outros dois estão em desenvolvimento: o Amazônia e o MAPSAR. O MAPSAR irá superar algumas dificuldades como registrar imagens do território à noite e quando estiver coberto por nuvens.

O Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (PRODES) realiza o mapeamento e estimativas de taxas de desmatamento por corte raso, que é quando a floresta é totalmente suprimida em um curto período.

Outros sistemas são o Mapeamento da Degradação Florestal na Amazônia (DEGRAD), que tem a função de mapear o desmatamento por degradação florestal progressiva. Ele é caracterizado por um processo mais lento de desmatamento e difícil de detectar via satélite. 

Há também a Detecção de Exploração Madeireira na Amazônia (DETEX). E a detecção em Tempo Real do Desmatamento na Amazônia (DETER), o qual fornece alerta para fiscalização. Para acessar as informações obtidas por esses programas basta acessar o site TerraBrasilis, uma fonte oficial do governo.

Desmatamento e Incêndios Florestais

Doutorando pelo INPE, Diego Oliveira Brandão, biólogo responsável técnico pela empresa Amazônia Socioambiental, explica que a Amazônia Legal se estende não só por todo o bioma da Amazônia no Brasil, mas abrange até grande parte do cerrado, tem uma política de estado construída para focar no desenvolvimento administrativo, econômico e ambiental da região.

Brandão aborda a relação entre a região e o desmatamento. O especialista explicou que uma área desmatada “é quando uma área florestal é substituída por uma área não florestal. Uma área não florestal pode ser uma pastagem de gado, um plantio de soja e geralmente é o que mais acontece na Amazônia Legal nesta ordem ou uma infraestrutura como uma rodovia ou uma barragem de água.”

Outro problema é a queimada florestal. Uma área desmatada tem maiores chances de ser queimada, seja por causas naturais, como em época de seca ou por causas humanas, para limpar o local. Abordando o tema do código florestal, Diego comenta que “é uma legislação robusta, mas que vem sendo pouco seguida há décadas.”

Na floresta amazônica, explica o Biólogo, não existe uma relação natural entre as queimadas e a floresta, pois a umidade não permite grandes incêndios, mas o desmatamento deixa o local mais propenso às queimadas das quais a floresta não está adaptada.

You may also read!

Rio de Janeiro é o principal destino de estrangeiros no Brasil

Pesquisa indica aumento expressivo de turistas na Cidade Maravilhosa em 2025.  Nátaly Nunes Cristo Redentor, Copacabana, Pão de Açúcar,

Read More...

Tarifa básica em passagens aéreas levanta debate

Companhias aéreas adotam categoria que inclui apenas um artigo pessoal na viagem. Raíssa Oliveira O presidente da Câmara dos

Read More...

Alto custo dificulta o desenvolvimento da patinação artística no Brasil

A Confederação Brasileira de Desportos no Gelo promove programas de base e parcerias para transformar o cenário da modalidade.

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu