Karatê ganha espaço no Brasil

In Esportes, Geral

Ana Clara Silveira

No último final de semana aconteceu o Campeonato Brasileiro de Karatê-Dô Tradicional em Cuiabá, Mato Grosso. O evento recebeu cerca de 700 atletas de 17 estados brasileiros divididos nas categorias Junior, Adulto, Infantil e Juvenil. Os karatecas competiram em quatro modalidades: Kata, Kumite, Fukugô e Embu. A organização da disputa foi feita pela Federação de Karatê Tradicional do Mato Grosso e Confederação Brasileira de Karatê-Do Tradicional.

O Karatê foi desenvolvido no Japão há pelo menos 100 anos, mas é registrada como uma das artes marciais mais praticadas no mundo. O atleta Felipe Damasceno comenta que “os principais ensinamentos são a disciplina, o intuito de esforço dentro e fora do tatame, a valorização do caráter íntegro, fidelidade e racionalidade”.

Damasceno é praticante do esporte há 22 anos, e explica a relação de respeito durante a competição. “Na luta do karatê, quando é marcado um ponto ‘wazari’ no adversário, há o costume de cumprimentá-lo, o que demonstra reverência e respeito a ele”, acrescenta.

A atleta Luana Santos, que competiu em três categorias, avalia o evento como positivo, embora pontue algumas falhas. Ela ainda destaca aspectos como a pouca visibilidade do karatê comparado a outros esportes e as dificuldades enfrentadas por ser mulher em uma arte marcial com presença masculina predominante. Luana agradece ao karatê por ter transmitido valores. “O maior ensinamento é ser melhor do que si mesmo em todos os aspectos”, realça.

Além dos aspectos psicossociais, as vantagens da prática esportiva se acentuam na área física. O professor de Educação Física Danilo Peneluz explica que “no desenvolvimento motor, é possível destacar a coordenação motora, a lateralidade e desenvolvimento da percepção de tempo e espaço. Em relação à saúde, os condicionamentos cardiovascular e muscular são imprescindíveis para a regulação hormonal, prevenção da hipertensão, diabetes e outras doenças”.

Peneluc ainda reforça que “existem muitos estudos que comprovam o benefício do movimento e dos esportes para o desenvolvimento cerebral. A variação do repertório motor estimula sinapses cerebrais diferentes e muitas vezes estimula o cérebro a criar novas formações sinápticas”, o que qualifica o esporte como benéfico em todos os sentidos.

Por fim, o professor ressalta a importância de competições como o campeonato brasileiro para o fortalecimento do esporte, motivação e crescimento do esportista. “Sem competições o atleta perde o estimulo e o esporte perde força”, finaliza.

You may also read!

Alta da carne e dos óleos eleva índice global de preços dos alimentos

Consumidores sentem no bolso o impacto da carne, apesar da queda de outros produtos. Vefiola Shaka  Os preços dos

Read More...

Presidente Lula sanciona lei que proíbe testes em animais para fins cosméticos

As autoridades sanitárias têm o prazo de dois anos para colocar em prática as novas medidas. Príscilla Melo O

Read More...

Sorteio define jogos das quartas de final da Copa do Brasil

Pela primeira vez na história, a Copa do Brasil terá dois clássicos regionais nas quartas de final. Felipe Torquato

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu