Alfabetização de adultos promove melhoria de renda e ingresso ao mercado de trabalho 

In Educação

Pacto Nacional de Superação do Analfabetismo e Qualificação de Jovens e Adultos prevê a criação de 3,3 milhões de novas matrículas na EJA nos próximos quatro anos. 

Carlos Daniel

A alfabetização de adultos pode aprimorar a renda e inserção dos alunos no mercado de trabalho. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem se fortalecido como uma ferramenta essencial de suporte para que os alunos consigam acessar as vagas de empregos nos últimos anos. 

A modalidade de ensino garante aos estudantes que não concluíram os estudos a oportunidade de obterem o diploma de conclusão do ensino fundamental, com idade mínima de 15 anos para ingressarem, ou médio, idade mínima de 18 anos, e a seguirem o caminho da ocupação formal. 

Patricia Moreira, servidora pública, decidiu fazer o EJA pois era um objetivo almejado desde a época que precisou parar os estudos: “depois que terminei [o EJA], abriu mais portas para mim no mercado de trabalho e até consegui negociar salários”. Ela ainda acrescenta o receio na retomada da jornada e a alegria em concluir o ensino médio. “Tive medo no início, mas logo me senti à vontade, pois os professores são atenciosos. Fez muita diferença”, afirma. 

Elaine Oliveira, professora, conta que a experiência em lecionar aos alunos do EJA sempre foi única e especial. “Ensinar no EJA me fez olhar para cada pessoa com mais sensibilidade, entendendo suas histórias, seus desafios e suas vitórias”, conta.  

Pacto EJA 

Segundo pesquisa encomendada pelo Ministério da Educação em parceria com a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), a alfabetização dos adultos é capaz de aumentar a renda dos alunos em até 16% após a finalização dos estudos. Os resultados da pesquisa foram transmitidos pelo canal do MEC no Youtube durante o Seminário Nacional de Educação de Jovens e Adultos no mês de setembro. 

Na ocasião, o foco foi abordar sobre o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos que tem como objetivo criar 3,3 milhões de novas matrículas na modalidade de ensino nos próximos quatro anos. 

“Tive uma aluna que fez o EJA e depois concluiu o ensino superior em pedagogia. Hoje ela leciona como professora da primeira infância. É um grande orgulho para mim, sua trajetória é um exemplo vivo de que acreditar em si mesmo pode transformar caminhos”, conclui Elaine. 

O objetivo do programa é superar os desafios encontrados na formação escolar dos estudantes e prepará-los para o mercado de trabalho, a fim de proporcionar novos caminhos e melhores condições de trabalho. A educação segue sendo a principal ferramenta de transformação de vidas. 

You may also read!

Senado aprova mudança de nome de empresa para agência de turismo

Tal mudança regulamentará e aumentará o desenvolvimento socioeconômico local Melissa Conselho O Plenário do Senado aprovou, na última quarta-feira

Read More...

Investimentos na inteligência artificial geram crescimento de preços de aparelhos eletrônicos

Fabricantes de chips de memória optam por caminho mais lucrativo, priorizando demandas para data centers de IA ao invés

Read More...

Argentina vota revisão de normas da reforma trabalhista

Câmara analisa o texto aprovado pelo Senado durante uma greve geral no país.  Vitória Amábili  A Câmara dos Deputados

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu