O atacante Kylian Mbappé estreia hoje nesta Copa em disputa contra a Austrália.
Paula Orling
Rumo ao segundo mundial de sua carreira, Kylian Mbappé busca mais um título nessa Copa do Mundo. Depois do protagonismo que representou na disputa de 2018, o atacante é destaque do Paris Saint-German (PSG), situação que se reflete na recente renovação de seu contrato com o time.
Nesta renovação de contrato, Mbappé passou a receber um salário muito superior ao que recebia. Atualmente, ele é pago com 90,91 milhões de euros por temporada. Durante este ano, Mbappé marcou 14 gols e duas assistências em 15 jogos.
Já na Seleção da França, o camisa número 7 também tem destaque, sendo o líder do grupo. Pelo time, marcou dois gols em cinco partidas.
Jornada de Mbappé
Kylian é parisiense e foi criado em uma comuna próxima à capital. Sua origem é norte-africana, como a de alguns de seus colegas de seleção. Enquanto seu pai, Wilfried, é camaronês, sua mãe, Fayza Lamari, tem origem argelina.
Desde criança, o jogador convive com o mundo dos esportes. Sua mãe é ex-jogadora de handball e o futebol sempre esteve no centro da família Mbappé, já o pai é técnico do esporte e, atualmente, empresário de Kylian.
O atacante treina desde os seus seis anos, com ajuda do pai. Anos depois, participou das categorias de base do AS Bondy, time que Wilfried treinava. O apego familiar sempre foi um destaque para a família do jogador, que recusou convites para o Real Madrid, Chelsea e Bayern de Munique pela distância dos pais.
Foi por esse motivo que o jogador aceitou a proposta do PSG, se comparando a uma criança que escolhe o time pelo qual tem mais apreço. Com apenas 19 anos de idade, Kylian Mbappé chegou à Copa da Rússia e foi um grande destaque.
Depois de um gol na final do mundial, Mbappé recebeu congratulações do Rei do Futebol, Pelé. Mas não foi apenas pelo alto desempenho nos campos que o francês ficou conhecido. Ele também doou o dinheiro que ganhou nas partidas da Copa para instituições de caridade. Já os bônus foram para uma instituição que cuida de crianças com deficiências.
Sonho realizado de Mbappé
Desde sempre o atacante francês é fã do craque português Cristiano Ronaldo. Em diverso momentos, o jogador apareceu em fotos no próprio quarto com posters. Além disso, Mbappé não nega a admiração por Ronaldo, clara em diversas fotos com o português.
No último mundial um grande sonho se realizou: o francês foi para a Copa do Mundo seu antigo ídolo nos campos russos. A França, inclusive levou a taça , enquanto Portugal foi eliminado nas oitavas de final.
Racismo
Uma polêmica que chocou o mundo futebolístico foi um caso de racismo envolvendo Mbappé. Depois de denunciar insultos de torcedores nas redes sociais, o jogador considerou que não recebeu apoio da Federação Francesa de Futebol, especialmente na figura de Le Graet.
A situação aconteceu na última Eurocopa, em 2021. Neste momento, o jogador analisou a possibilidade de deixar a seleção como forma de expressar sua insatisfação.
“Não posso jogar para gente que pensa que sou um macaco. Pensei em nunca mais voltar à seleção. Depois refleti, juntamente com as pessoas que jogam comigo, e decidi continuar. Penso que não passa uma boa mensagem uma pessoa dar-se por vencida quando as coisas não correm como esperamos.” respondeu Mbappé em entrevista à revista Sports Illustrated.
O jogador do PSG decidiu pela permanência. Ele justificou dizendo que quer mostrar para as próximas gerações que são “mais fortes do que isso”.
Estreia da França
A Seleção Francesa vai estrear hoje (22) no mundial contra a Austrália, às 16h. O país está no grupo D, junto com Austrália, Dinamarca e Tunísia. Os franceses reafirmam a apreensão em relação ao jogo contra o país da Oceania, depois de jogadores lesionados fora do mundial, como Benzema e Kanté.