Naturalização no Brasil dispara desde 2010

In Geral, Mundo, Política

Em 2023 mais de 10 mil pedidos de naturalização foram deferidos.

Maria Eduarda Tomaz 

O número de processos de naturalização no Brasil chegou a 10.758 em 2023, de acordo com o Ministério da Justiça. Após o preenchimento do formulário na plataforma “Naturalize”, e o  agendamento em uma unidade da Polícia Federal, pode-se solicitar o documento de naturalização brasileira. 

Todo esse processo vem sendo incentivado, por garantir o direito como cidadão dos estrangeiros, além de contribuir economicamente e socialmente para o país.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública não possui as informações consolidadas do número de solicitações, e da nacionalidade daqueles que pediram o documento de 2010 a 2018.

Para evitar que falte informações importantes dos solicitantes, no início de 2024 foi implementado um novo sistema, no qual pode-se analisar a nacionalidade dos solicitantes. Até agora em 2024, o maior número de naturalizados é de origem haitiana, sendo 170 pessoas, e o menor número, 37, de origem cubana.

Indeferimentos

Apesar da alta no número de naturalizações, nem todos os casos dão certo. O número de indeferimentos (rejeição dos pedidos) em 2023 foi o segundo maior, sendo o ano de 2022 o maior com 10.427 pedidos (no último ano do governo Bolsonaro).

O que causa os indeferimentos é a “‘documentação requerida incompleta’’ durante o processo. Para facilitar, a próxima etapa (em andamento), é o uso da ferramenta de sistematização dos dados de processos indeferidos, que estão previstos para o fim deste mês, segundo o ministério. 

You may also read!

Pets impactam emocionalmente na vida dos seus humanos

7 em cada 10 brasileiros têm um pet em casa, os animais de estimação viraram parte da família e

Read More...

Pesquisadores descobrem novo tipo de diabetes

Cientistas da Federação Internacional da Diabetes classificaram um novo tipo da doença após 70 anos de pesquisas. Carlos Daniel

Read More...

Gripe aviária impacta o trabalho dos avicultores

Produtores de ovos e frango relatam experiências no comércio após a crise da doença. Raíssa Oliveira O primeiro caso

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu