Clientes percebem a falta de carne do corte de picanha na composição dos sanduíches e ameaçam uma possível denúncia ao Conselho Nacional de Autorregulamentação.
Nycole de Souza
Os novos sanduíches McPicanha da rede de fast food McDonald‘s mal entraram no cardápio e já tiveram que ser retirados. Clientes perceberam a falta da carne do corte de picanha na composição dos sanduíches e as redes foram notificadas pelo PROCON e uma possível denúncia ao Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) de São Paulo foi levantada pelos internautas que experimentaram o lanche.
A empresa publicou em seu Instagram oficial uma nota esclarecendo a retirada e a mudança do nome, confirmando que na montagem do sanduíche apenas o molho continha o aroma de picanha e a carne era 100% corte bovino. “A gente vacilou no nome do nosso novo sanduíche. Por isso, a gente resolveu tirar ele do cardápio. Mas logo mais o sanduíche com a maior carne do Méqui e o delicioso molho sabor picanha tá de volta. Com outro nome e com o mesmo sabor que a galera amou”, explicou o post feito no Instagram.
A rede Burger King também se pronunciou após a repercussão do sanduíche da linha de costelinha suína, em um vídeo publicitário que dizia: “carne grelhada no fogo, sabor costela suína.” Eles afirmam que as carnes são feitas 100% naturalmente e sem corantes com sabores de costela de porco.
Propaganda enganosa?
A bacharel em direito Liliane Cristina entende que a informação passada ao consumidor foi para dar uma melhor experiência ao consumo do sanduíche. “Acredito que a marca se propôs a remeter o nome McPicanha como uma forma de chamar atenção ao sabor exclusivo do molho de picanha, o mesmo caso pode ser visto também como ilusão ao cliente ao abordar o caso como uma possível propaganda enganosa por não ter a própria carne de picanha no sanduíche”, explica.
Liliane ressalta também que pela coerência de não ser propriamente picanha a carne no lanche vendido, o produto não deveria receber este nome. No entanto, não acha que seja necessário a retirada do cardápio.
Michele Silva ama os lanches do McDonald’s, mas se sente decepcionada com a atitude da rede de fast foods com relação à divulgação do McPicanha. “Eles tentaram enganar a gente na cara dura e o pior é que tem pessoas que compram essa ideia. Daqui a pouco estaremos comendo carne vegetal com essência de carne”, enfatiza.
Ela prossegue o relato e ressalta que continuaria comprando o lanche pois eles são muito bons no marketing que fazem. “Esses restaurantes estão todos interligados, é uma grande rede enganação. Mas cada um com o seu marketing”, prossegue Michele sobre essa propaganda da rede.