Semana Nacional do Trânsito termina amanhã

In Geral

O objetivo é conscientizar os motoristas e promover ações educativas

Gabriel Buss

Começou na última segunda-feira (18), a Semana Nacional do Trânsito.  A programação está repleta de eventos e ações que promovem a educação e a conscientização. No Estado de São Paulo, em um ano, houve queda de 1,8% no número de mortes no trânsito, de 3377 para 3316, segundo dados fornecidos pelo Movimento Paulista de Segurança no Trânsito (Infosiga). Entretanto, se feitos os cálculos, o número é alarmante, com uma morte a cada 90 minutos.

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Endec) abriu a programação no último domingo (17) com o “Passeio ciclístico e caminhada pela paz no trânsito”, no Parque Ecológico Dom Bosco, Conjunto Habitacional Vida Nova. Na quarta-feira (20), foi realizado o Projeto “Educação no trânsito é cidadania”, que visa orientar sobre a segurança viária para crianças. Na quarta-feira também, simultaneamente, ocorreu um evento dedicado aos caminhoneiros. A campanha tinha o tema “Parada Legal da Rota das Bandeiras” e se estendeu até quinta-feira. Além desses eventos e campanhas, outras acontecerão durante os próximos dias. A Semana Nacional de Trânsito se estende até o dia 25, marcado por ser conhecido como Dia Nacional do Trânsito.

Silvia Lisboa, coordenadora do Infosiga, afirmou por meio da assessoria que a maioria dos acidentes são causados por negligência. “Segundo os dados coletados em São Paulo, 94% dos acidentes fatais são causados por negligência de condutores ou pedestres”, aponta. Para a coordenadora, essa realidade só mudará a partir de uma mudança de comportamento, tanto dos motoristas como dos pedestres, que também fazem parte da grande estatística de acidentes. Em entrevista ao Infosiga, o presidente do Detran-SP, Maxwell Vieira, disse que a Semana Nacional serve de grande proveito para ressaltar tudo que é importante no trânsito. “A Semana Nacional do Trânsito é mais uma oportunidade de reforçarmos a mensagem de que cada um é responsável pela segurança, adotando práticas seguras e protegendo os elementos mais frágeis, como pedestres e ciclistas”, declarou.

Em São Paulo, a Semana Municipal do Trânsito foi criada pela Lei Municipal nº 11.387, de 16 de outubro de 2002, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Anualmente, o evento tem ocorrido sempre entre os dias 18 e 25 de setembro. Todas as campanhas desenvolvidas no Estado servem para alertar e mostrar os perigos dos comportamentos de risco. Dirigir alcoolizado, sem sinto de segurança e exceder os limites de velocidade seja em avenidas ou em rodovias pode aumentar as estatísticas.

*Foto: https://goo.gl/Sr6t9R

You may also read!

Câmara aprova a criação da Universidade Federal do Esporte

A proposta de instituição que atuará na ciência do esporte segue para aprovação do Senado. Viktor Zimmer A Câmara

Read More...

Shakira é confirmada como atração principal do “Todo Mundo no Rio” em 2026

A artista fará show na Praia de Copacabana no Rio de Janeiro em maio. Renata Afonso Shakira foi a

Read More...
A posse do novo presidente se deu após a destituição de José Jeri, que ao longo do mandato teve sete pedidos de destituição.

Deputado assume cargo de presidente interino do Peru

José María Balcázar foi eleito pelo congresso após destituição de José Jeri. Melissa Siqueira O deputado José María Balcázar

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu