Senado Federal aprova lei contra misoginia 

In Política

A pena prevista contra a misoginia é de 2 a 5 anos de reclusão e multa.

Sabrina Moreira

O Senado Federal aprovou o projeto de lei que criminaliza a misoginia, que é o ódio ou a aversão de mulheres nesta terça-feira (24). O texto insere o delito entre os crimes de preconceito e discriminação previstos na Lei do Racismo. Agora a proposta segue para discussão na Câmara dos Deputados.

A autora do projeto, senadora Ana Paula Lobato (PSB-MA) denunciou as agressões e ameaças que recebeu na internet por defender a proposta. Lobato recebeu comentários desejando a morte dela, e outros como: “você é contra a democracia”. 

Feminicídio no Brasil 

A misoginia na maioria dos casos desencadeia outros crimes sendo incitação á violência, preconceito, importunação, assédio, estupro,injúria, difamação e o feminicídio. No Brasil, houve aumento de 4,7% de casos de feminicídio desde Janeiro de 2026, sendo o 5° país com mais vítimas segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH).

O plano aprovado pelo Senado prevê pena de 2 a 5 anos de reclusão e multa. A conduta torna-se inafiançável e imprescritível, com punições mais rígidas para injúrias e disseminação de ódio online.

Violência contra mulher é crime, disque 180 e denuncie.

You may also read!

Mês de agosto terá dois eclipses e um deles poderá ser visto no Brasil

Os eclipses solar e lunar deste mês, serão os últimos fenômenos do gênero este ano. Karen Andrade Agosto terá

Read More...

Campanha Nacional de Multivacinação começa hoje com foco em crianças e adolescentes

Mobilização segue até o dia 1° de setembro para diminuir os atrasos vacinais.  Vitória Amábili Começa hoje a Campanha

Read More...

Quando a aparência encontra a saúde: o papel da cirurgia plástica na juventude

O tema levanta debates sobre quando o procedimento deixa de ser apenas estético e passa a envolver saúde, bem-estar

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu