Síndrome do impostor: o que é, diagnóstico e tratamento

In Cultura, Geral, Saúde

Saiba mais sobre a Síndrome do Impostor e veja como esse distúrbio pode ser identificado e tratado adequadamente.

Letícia Casemiro

Ansiedade, comparação e necessidade de agradar. Sentimentos que podem ser comuns quando iniciamos um projeto em um local novo, tanto no trabalho quanto nos estudos. Porém, se constantes, podem indicar o início da “Síndrome do Impostor”, condição definida quando o indivíduo constrói, dentro da cabeça dele, uma percepção de si mesmo de incompetência ou insuficiência.

Uma pesquisa feita na Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, revelou que 20% dos estudantes universitários que participaram do estudo, já se sentiram impostores em seus cursos. De acordo com a pesquisa, o sentimento está ligado com insegurança ou eventos em que possam ter se sentido inferiores, por quaisquer motivos.

Artistas como Adele, Jennifer Lopez e Meryl Streep, mesmo depois de todo o reconhecimento, também passam por problemas quando o assunto é autoconfiança. Natalie Portman, estrela de filmes como “Cisne Negro”, “Star Wars: Episódio III” e “Thor”, ganhadora do Oscar de Melhor Atriz em 2011, confessou durante um discurso em 2015 feito em Harvard, onde cursou Psicologia, que durante o período que estudou na instituição norte-americana, sentia que não era inteligente o suficiente para estar lá. “Achava que cada vez que abrisse minha boca teria de provar que não era apenas uma atriz estúpida”, relatou a atriz.  

O que é a Síndrome do Impostor?

A Dra. Ingrid Jornadi, psicóloga, explica que a Síndrome do Impostor é caracterizada por uma sensação constante de fraude. A pessoa não acredita que tenha méritos de nada do que ela faça e que a qualquer momento podem descobrir que ela é uma farsa, seja em seu ambiente de trabalho ou em qualquer outra área.

“Acaba se dando mais no ambiente de trabalho, pois é um ambiente de muita produtividade e competitividade entre as pessoas. Mesmo que a pessoa receba um elogio, ela não é capaz de acreditar que exista algo bom a respeito dela”, acrescenta.

Como é feito o diagnóstico?

A Síndrome do Impostor é uma condição que não possui uma Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) própria, entretanto, pode ser diagnosticada através da autoavaliação. “Em processo terapêutico, é possível notar essas características somente pelo que o paciente fala. Muitas vezes, está vinculada à baixa autoestima, insegurança e até mesmo a transtornos como ansiedade e depressão”, pontua a doutora.  

Quais são os principais sintomas?

Pessoas que sofrem com a Síndrome do Impostor geralmente apresentam alguns dos seguintes comportamentos: 

  • Crenças de incapacidade e incompetência; 
  • Autocríticas constantes;
  • Autossabotagem;
  • Perfeccionismo;
  • Procrastinação;
  • Hipersensibilidade à elogios.

Como é feito o tratamento?

A psicóloga informa que o tratamento é feito através da psicoterapia, seguindo a linha da terapia cognitivo-comportamental. Dessa forma, as crenças disfuncionais do indivíduo, e os pensamentos automáticos ligados a essas crenças são trabalhados.

“O foco do tratamento é modificar sua interpretação distorcida de si mesmo e do mundo ou das pessoas à sua volta, a fim de que ele consiga enxergar-se de forma mais realista e positiva”, finaliza.

You may also read!

Câmara aprova a criação da Universidade Federal do Esporte

A proposta de instituição que atuará na ciência do esporte segue para aprovação do Senado. Viktor Zimmer A Câmara

Read More...

Shakira é confirmada como atração principal do “Todo Mundo no Rio” em 2026

A artista fará show na Praia de Copacabana no Rio de Janeiro em maio. Renata Afonso Shakira foi a

Read More...
A posse do novo presidente se deu após a destituição de José Jeri, que ao longo do mandato teve sete pedidos de destituição.

Deputado assume cargo de presidente interino do Peru

José María Balcázar foi eleito pelo congresso após destituição de José Jeri. Melissa Siqueira O deputado José María Balcázar

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu