500 anos da Reforma Luterana

In Geral

Em 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero deu início ao movimento que impactou o mundo todo e estremeceu as bases da Igreja Católica

Kelyse Rodrigues

No dia 31 de outubro é comemorada a Reforma Luterana. O movimento começou nesta data no ano de 1517 com Martinho Lutero ao pregar suas 95 teses no Castelo de Wittenberg, que iam contra as práticas da Igreja Católica. Lutero observou que os ensinamentos ligados à vida de Cristo foram deixados de lado, e que foi colocada como prioridade a venda de indulgências para perdão dos pecados, vendas de relíquias sagradas falsas, além de notar falta de vocação religiosa dos padres e bispos.

Na época em que a reforma aconteceu a maioria da população não tinha conhecimento, pois não sabiam ler e só conheciam o que as autoridades falavam. A população pobre dava tudo de sua pouca renda para comprar o que a Igreja dizia trazer salvação ou perdão dos pecados. Enquanto isso, os religiosos viviam uma vida de luxo e acúmulos de terra. Essas práticas geraram revolta em Lutero, que acompanhava de perto pois era monge.

Lutero teve apoio quando decidiu tomar iniciativa para mudar a situação. O professor de história João Luis de Almeida explica quem deu apoio e porquê. “Lutero foi apoiado pelos príncipes alemães e pela burguesia local, que acabou dando guarida ao líder reformista, motivada por interesses políticos e econômicos que lhes eram favoráveis” aponta.

A reforma foi apoiada porque o poder da Igreja iria diminuir sobre a vida das pessoas, não teria mais a usura (cobrança de juros sobre empréstimos), que era condenada pela Igreja Católica, porém realizada por muitos religiosos nas paróquias. Lutero não sofreu condenação quando decidiu questionar pois buscou fazer alianças com grupos poderosos como os príncipes alemães. Já John Huss e John Wycliff foram condenados e queimados pela Inquisição (tribunal da Igreja que julgava crimes contra fé católica).

A Reforma Luterana gerou impacto naquela época e os efeitos continuam até os dias atuais. Um deles foram as igrejas que surgiram. O professor de história Leandro Samora explica sobre esse processo. “A Igreja Protestante se espalhou por diferentes países da Europa, criando outras igrejas derivadas e, eventualmente, cruzou oceanos e foi se estabelecer em diferentes países. Está na origem, por exemplo, de todas as variações das igrejas evangélicas no Brasil”, destaca.

Na cidade de Engenheiro Coelho, em comemoração aos 500 anos da Reforma Luterana, a Orquestra Sinfônica de Campinas realizará um concerto. O evento acontece no Centro Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp-EC), hoje, a partir das 20h. O tema é Oratário Elias, Opus 70, de Felix Mendelssohn, e conta com a participação do Coral de Licenciatura em Música do Unasp-EC.

*Foto: https://goo.gl/4WhdMy

You may also read!

teste hpv

Teste de DNA do vírus é novo método para detecção do HPV no SUS

O exame irá gradativamente substituir o papanicolau para detecção do vírus. Gabrielle Ramos O Ministério da Saúde começou a

Read More...

Falta de acesso à creche afeta famílias brasileiras

Algumas crianças chegam a passar meses na fila de espera. Nátaly Nunes No Brasil, mais de 2 milhões de

Read More...

Câmera do árbitro estreia no Brasil e abre debate sobre impacto no futebol

Tecnologia foi usada pela primeira vez em jogo do Paulistão Feminino e pode chegar ao masculino em 2026. Amanda

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu