BeReal: nova rede social desafia usuários a mostrarem a vida sem filtros

In Cultura, Geral

O aplicativo permite a postagem de apenas uma foto por dia, sem edição. Ao receber uma notificação, o usuário tem apenas dois minutos para compartilhar.

Gabrielle Ramos Venceslau 

O BeReal (“Seja real”, em tradução livre) ganhou espaço e notoriedade dentre os usuários brasileiros na última semana, por ser uma proposta diferente de rede social. Segundo a Conversion, agência de Search Engine Optimization (SEO), as buscas pelo aplicativo dispararam e cresceram mais de 100 vezes na semana entre os dias 11 a 17 de setembro. O aplicativo promove a autenticidade das pessoas, ao desafiá-las a exibir a vida real sem filtros.

A nova rede social se auto define como “a primeira plataforma espontânea e imprevisível onde você pode compartilhar, uma vez por dia, seus movimentos mais autênticos com seus amigos através de fotos.” O app foi desenvolvido na França e lançado em 2020, e está disponível de forma gratuita para os sistemas IOS e Android.

Como funciona?

Para utilizar o aplicativo é necessário primeiro baixá-lo na Play Store ou na Apple Store e depois criar uma conta, informando o nome, data de nascimento e telefone. Ao configurar o primeiro acesso, será enviado um código de confirmação para o aparelho, assim, a rede social será liberada para utilização. Também pode-se definir um nome de usuário personalizado, ou procurar amigos que já estão na plataforma por meio da agenda de contatos.

Após receber uma notificação do próprio aplicativo, o usuário é desafiado a postar uma imagem diária, sem filtros, durante um período de dois minutos. Duas fotos são tiradas ao mesmo tempo, uma com a câmera frontal e outra com a traseira. O compartilhamento da publicação fica disponível até uma nova notificação da plataforma. Apesar disso, pode-se visualizar os BeReals que sumiram na aba “Memorie”, que funciona como uma espécie de histórico no qual as fotos de cada dia do calendário virtual ficam salvas. Entretanto, apenas o próprio usuário consegue ver suas postagens antigas.

No BeReal não se coleciona seguidores, mas amigos. Contudo, para ter acesso ao conteúdo de outras pessoas é necessário publicar um registro primeiro. O aplicativo também permite o envio de mensagens privadas nas fotos de amigos e a interação através da função ‘RealMojis’, que permite a retirada de fotos imitando as ‘carinhas’ divertidas dos emoticons tradicionais. 

BeReal é aceito por usuários

Mikelly Melros criou uma conta na rede social em agosto deste ano. “Eu gosto bastante! Pra mim é muito legal guardar memórias das coisas aleatórias do dia”, comenta a usuária que descobriu o aplicativo após ver vídeos no TikTok. Lívian Militão também achou o app da mesma forma, entretanto, possui uma conta desde o início do ano. Ela gosta do aplicativo por não ter tanta gente usando ainda, o que ocasiona uma sensação de intimidade.

Após ter recebido convite de uma amiga para baixar o BeReal, Rebeca Fascetti criou uma conta no mês passado e ama receber a notificação para tirar a foto. Já Beatriz Nunes, que adora experimentar diferentes aplicativos, disse que gostou logo de cara, por isso resolveu convidar amigos para baixar também. “No primeiro momento, eles não gostaram e ficaram com o pé atrás para baixar. Mas depois, com o tempo de uso, ‘super’ gostaram”, conta.

Proposta diferente chama atenção

O aplicativo mostra a parte real das pessoas, pois quando as pessoas usam, principalmente, o Instagram, elas veem apenas a parte boa da vida dos outros e acabam achando a própria vida sem graça, explica Rebeca. Assim, “começamos a nos comparar com os outros, e muitas vezes nos rebaixamos por isso”, complementa.

Mikelly concorda que o diferencial do BeReal é focar na vida real das pessoas, não em ‘publis’ ou influencers. “Parece que ninguém está fingindo ou posando para as fotos. Isso me dá uma sensação de intimidade com pessoas que nunca vi e nunca verei na vida. Parece o estilo de foto que você manda para o seu melhor amigo no WhatsApp, bagunçado e fazendo careta”, brinca.

É por isso que Beatriz tem uma experiência muito legal ao usar o aplicativo, pois pode trocar fotos com seus amigos e fazer novas amizades na aba ‘discovery’. Além disso, também gosta de poder reagir com sua própria foto às postagens dos outros. Apesar disso, um ponto negativo da rede social é poder capturar apenas uma foto por dia. “Às vezes você quer capturar vários momentos legais e só pode fazer no momento que o aplicativo pede para tirar foto”, comenta.

Tendência ou modinha? 

Para o uso do aplicativo ser permanente, Mikelly diz que o BeReal precisaria criar novas ferramentas para se concretizar no mercado permanentemente. “De certa forma, as pessoas cansam rápido de coisas que são iguais o tempo todo”, explica.

Essa opinião é compartilhada por Lívian. “Aderir de forma permanente é algo forte, porque o aplicativo não é tão convidativo assim. Provavelmente pode ser que seja como o Snapchat, que foi usado por um bom tempo e depois perdeu a graça”, acredita.

Já Rebeca espera que o uso do aplicativo seja permanente e não apenas uma ‘modinha’. Assim como ela, Beatriz espera que as pessoas realmente se interessem pela proposta da rede social. Afinal, “vale muito mais a pena você postar uma foto sendo quem você é no seu dia a dia do que uma foto preocupada com o julgamento das pessoas”, afirma.

Outras redes sociais tentam copiar

Após a popularidade do BeReal, alguns aplicativos promoveram atualizações ou testes para acompanhar essa nova onda. O Tik Tok revelou um novo recurso que está em fase experimental, o “Now”, o qual pede diariamente a postagem de duas fotos, uma com a câmera frontal e outra traseira, igualmente o aplicativo francês. Contudo, o diferencial é a permissão da gravação de vídeos de até 10 segundos.

Esse teste irá acontecer apenas em alguns países, como os Estados Unidos. Além do aplicativo chinês, o Instagram também criou recursos similares para valorizar os registros espontâneos. Em julho de 2022, esta rede social lançou o Dual Capture, uma ferramenta para gravar Reels utilizando as câmeras frontal e traseira ao mesmo tempo. Contudo, o aplicativo concorrente não emite notificações para a publicação e permite editar a imagem depois da captura.

You may also read!

Pausa do mundo online é necessária para manter o equilíbrio emocional

Em um mundo cada vez mais digital, a busca por equilíbrio mental e físico se torna necessária para fugir

Read More...

Fora das quadras: o que atletas fazem após se aposentar?

Como atletas de alto rendimento mudam a rotina – e a profissão – ao deixarem as competições. Helena Cardoso

Read More...

Deep fakes: o novo pesadelo da era digital

Especialistas alertam para traumas psicológicos e consequências legais para agressores, que podem pegar até 6 anos de prisão. Vefiola

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu