Após renúncia de Liz Truss, ex-ministro das Finanças é escolhido pelo Partido Conservador como seu novo líder.
Melissa Maciel
Rishi Sunak foi escolhido, nesta segunda-feira, como novo líder do Partido Conservador e, consequentemente, novo primeiro-ministro britânico. O bilionário assumiu o cargo após a primeira-ministra Liz Truss renunciar, na última sexta-feira, após 45 dias de mandato.
Sunak, que é o parlamentar mais rico de todo o Reino Unido, havia ficado em segundo lugar na disputa que levou Truss ao poder. O novo líder chegou ao cargo quebrando uma série de antigos parâmetros: será o primeiro britânico de origem hindu e a primeira pessoa não branca a assumir o governo. Além de que, com 42 anos, será o governante mais jovem do país desde o século XIX.
Herança caótica
A antiga ministra deixou como herança ao novo premiê, uma economia fragilizada por juros crescentes, pesadas contas de energia e altos impostos. Ex-braço direito de Boris Johnson, o novo líder se tornou um dos integrantes mais populares do governo em 2020, devido ao generoso pacote de auxílios para amenizar os impactos da Covid-19 na vida do povo britânico.
Apesar de por muito tempo ter sido considerado braço apoiador de Johnson, hoje Rishi Sunak é visto como traidor pelos apoiadores do ex-premier. Há grande contraste entre a imagem de ambos. Enquanto o governo de Boris aparentava desordem e improviso, Sunak transmite a impressão de alguém organizado e cuidadoso, imagem que também sustenta na manutenção de suas redes sociais.
Foto: Reprodução/Instagram