Afinal, o carnaval é ou não é um feriado nacional?

In Cultura, Geral

Em 2024, o carnaval movimentou mais de 9 bilhões de reais da economia brasileira, segundo a CNC.

Késia Grigoletto

Quais são os seus planos para o carnaval? Uma das datas mais aguardadas do ano é o carnaval, não apenas pela festa em si, mas é um momento que muitas pessoas tiram para descansar, fazer diversas atividades turísticas, retiros espirituais promovidos pelas igrejas, curtir os foliões e em outros casos complementar a renda e faturar um extra.

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o carnaval movimentou mais de 9 bilhões de reais da economia brasileira. Uma pesquisa divulgada pelo Booking.com, revelou que 41% dos viajantes buscam destinos para curtir shows e festas, enquanto 20% buscam destinos para relaxar e espairecer. Os destinos mais procurados pelos brasileiros são Rio de Janeiro e Buenos Aires. 

Mas, é feriado?

Contudo, antes de fazer planos para curtir ou viajar, é importante lembrar que o carnaval não é um feriado nacional. Isso quer dizer que, nos estados que não emitiram e publicaram algum tipo de decreto ou regulamentação, os trabalhadores terão que cumprir a jornada de trabalho normalmente. 

O carnaval de 2025 ocorrerá entre os dias 1° e 5 de março. O período facultativo vai acontecer do dia 3 ao dia 5 de março, até às 14h, de acordo com o governo federal.

No estado de São Paulo, o governador Tarcísio Freitas decretou ponto facultativo para os servidores estaduais nos dias 03 e 04. Já no Rio de Janeiro, a lei 5.243/08 decretou que o dia 04 será feriado estadual, ou seja, todos os trabalhadores deverão ser dispensados, os dias 03 e 05 são ponto facultativo. 

You may also read!

Casos de mortes por dengue em São Paulo ultrapassam os 100

Somente neste ano, o Brasil confirmou 146 mortes por dengue, sendo 113 apenas no estado de SP.  Luisa Oliveira  

Read More...

Geração Z: a mais endividada

Facilidade de acesso ao crédito e cultura do consumo impulsionam a inadimplência entre a geração Z. Isabella Maciel Os

Read More...

Fevereiro Roxo: conscientização sobre doenças crônicas

O Relatório Nacional sobre a Demência divulgou que 8,5% da população de 50 anos ou mais convivem com o

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu