Os livros de colorir que viralizaram na internet e têm conquistado cada vez mais adeptos.
Raíssa Oliveira
Os livros de colorir da marca Bobbie Goods viralizaram nas redes sociais, principalmente no TikTok e no Instagram, com vídeos que mostram o processo de pintura dos desenhos, dicas de canetinhas, ideias de paleta de cores e o resultado final dos ursinhos fofos que entraram nas rotinas de muitos jovens e adultos ao redor do mundo.
Os desenhos criados por Abbie Goveia, nos Estados Unidos, têm altos números de vendas. O portal PublishNews, em parceria com a Câmara Brasileira do Livro, divulgou a lista parcial dos livros mais vendidos no Brasil em 2025. A marca Bobbie Goods possui dois livros entre os três mais vendidos, atrás apenas de Café com Deus Pai.
Arícia Barbosa é dona de uma papelaria e menciona que decidiu começar a vender os livros pelo crescimento da marca na internet. Além do impacto direto nas vendas, ela explica que “um mês que é relativamente baixo em faturamento para as papelarias, como março, ainda seguiu em crescente devido aos livros e canetas para colorir. Esses materiais continuam em alta, são os produtos mais relevantes para venda e estão gerando a maior parte da receita”.
Um momento para relaxar
O impacto das redes sociais tem sido essencial para impulsionar essa grande popularidade. Thaliane Botelho é uma das criadoras de conteúdo que compartilha com seus seguidores os desenhos do seu Bobbie Goods e grava vídeos ao vivo enquanto colore o livro de colorir. “A minha mente desliga de tudo, dos pensamentos excessivos, e foca somente no desenho. Muitas pessoas falam que as minhas lives colorindo ajudam elas a se acalmarem também”, enfatiza a influenciadora.
A psicóloga Beatriz Torres explica que esse fenômeno acontece porque colorir é uma tarefa manual realizada por lazer que reduz o estresse, promove relaxamento e melhora o humor. “Essa prática é uma forma eficiente de regulação emocional, já que pode auxiliar desviando o foco dos estímulos estressores, trazendo maior atenção para sentidos como visão e tato”, esclarece a profissional.
Ideias inovadoras
Sara Garcia é responsável pelo marketing do Café com Gato, uma cafeteria em Sorocaba, e observou como oportunidade incluir os livrinhos da Bobbie Goods e as canetinhas coloridas no cardápio, fazendo com que os clientes possam colorir enquanto fazem as suas refeições. Ao pensar em como aumentar o lucro da cafeteria nos dias de semana, essa ideia salvou o movimento do lugar nos dias úteis e fez tanto sucesso que foi necessário expandir o projeto para os fins de semana, em horário reduzido para evitar superlotação do estabelecimento.
A funcionária comenta que o vídeo de divulgação do atrativo na cafeteria também repercutiu muito por ser em Sorocaba, já que na época o prefeito da cidade do interior paulista estava com os vídeos viralizados nas redes sociais. “Fiz algumas pesquisas e vi que fora do Brasil o Bobbie Goods já estava bastante estourado e inclusive eu achei no Pinterest uma foto de uma cafeteria assim. Achei que fazia muito sentido com a essência do Café com Gato, as pessoas vão para lá para viverem uma experiência diferente e aconchegante”, explica Sara.
A influência das redes sociais
Apesar dos benefícios, Beatriz ressalta que a viralização dos livros nas redes sociais, abriu espaço para vídeos que ensinam técnicas e indicam materiais com a proposta de melhorar a qualidade das pinturas. Ela cita que “a ausência de habilidades e recursos pode favorecer a comparação, além de intensificar a ideia de perfeccionismo. A autocobrança direcionada ao hobby tende a desviar o foco do relaxamento como ideia inicial e ter um efeito estressor”.
Milena Negreiros apostou nessa tendência como mais uma alternativa para fugir da rotina agitada de trabalho e do uso constante do celular. Ela pensa que “a internet de forma geral estimula muito essa autocobrança e perfeccionismo, refletindo em várias áreas, até quando queremos ir em busca de algo novo. Depois fui desapegando disso e aprendi a relaxar com a pintura, aprendi algumas técnicas e preferi focar mais no lazer sem muito perfeccionismo”.