Delegacias da Mulher passam a funcionar 24 horas

In Geral, Política

Órgãos públicos atuarão na assistência às vítimas de violência.

Raabe Alves

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei Lei 14.541 nesta terça-feira(4), que determina que a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) deve funcionar 24 horas por dia, sete dias na semana, incluindo feriados.

Segundo o autor da proposta, Senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL), muitas vezes a mulher vítima de violência deixa de registrar a ocorrência porque a delegacia especializada não funciona à noite ou nos fins de semana, ou inexiste na cidade.

Esse atendimento deverá ser feito, preferencialmente, em sala reservada e por policiais do sexo feminino. Os policiais encarregados do atendimento deverão receber treinamento adequado para permitir o acolhimento das vítimas de maneira eficaz e humanitária.

Ainda segundo a lei, as delegacias da mulher devem disponibilizar número de telefone ou de mensagem eletrônica destinado ao acionamento imediato, e acompanhamento psicológico e jurídico à mulher vítima de violência. Tais atendimentos devem acontecer mediante convênio com a Defensoria Pública, os órgãos do Sistema Único de Assistência Social e os Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher ou varas criminais competentes. 

Em municípios onde não houver DEAM, a delegacia existente deverá priorizar o atendimento da mulher vítima de violência por agente feminina especializada.

O que é a DEAM?

As delegacias da mulher são unidades especializadas da Polícia Civil para atendimento às mulheres em situação de violência. Elas realizam ações de prevenção, apuração, investigação e enquadramento legal, no respeito aos direitos humanos e nos princípios do Estado Democrático de Direito.

As DEAM’s têm como finalidade o atendimento de todas as mulheres que tenham sido vítimas de violência doméstica e familiar, crimes contra a dignidade sexual e feminicídios.

You may also read!

Taxa de xenofobia cresce no Brasil 

É preciso questionar a fama de um país acolhedor quando os dados de discriminação e xenofobia são alarmantes. Nátaly

Read More...
O medicamento protege contra o vírus, que é o principal causador de casos de bronquiolite e pneumonia em crianças menores de dois anos.

Imunizantes para bebês prematuros contra bronquiolite implementa quadro de vacinas do SUS

Falta de informação sobre a vacina impede prevenção à doença em bebês. Vitória Amábili  O Sistema Único de Saúde

Read More...

O espaço do militarismo na vida de mulheres

Caroline Aguiar conta como a nova oportunidade para as meninas a partir do alistamento voluntário beneficia quem sonha com

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu