Enem volta a oferecer certificado de conclusão do Ensino Médio

In Educação, Geral

As inscrições podem ser feitas até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 06 de junho pelo site oficial do INEP.

Carlos Daniel

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) voltou a conceder o certificado de conclusão do Ensino Médio para os candidatos que indicarem, no momento da inscrição, a intenção de utilizar as notas do exame deste ano. Tanto estes quanto aqueles que solicitarem o Certificado ou a Declaração Parcial de Proficiência estarão isentos do pagamento da taxa de inscrição. A medida havia sido encerrada por meio de uma Portaria em 2017. 

Na prática, o certificado passa a ter a mesma validade do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA). Para ter direito ao diploma, os candidatos precisam atingir a nota mínima de 450 pontos em cada uma das áreas de avaliação da prova e ter a idade mínima de 18 anos.

A servidora pública Patrícia Barbosa conta como o Certificado de Conclusão do Ensino Médio é importante e como se beneficiou dele no mercado de trabalho. “Me ajudou a obter a conclusão do ensino médio […] tive muitas oportunidades de trabalho através da conclusão”, afirma.

Ingresso na universidade

O Enem é utilizado para avaliar os estudantes aptos a ingressarem no ensino superior. Por meio do Prouni (Programa Universidade Para Todos) e o SISU (Sistema de Seleção Unificada) é possível obter uma bolsa de estudos integral ou parcial em universidades privadas e públicas do Brasil, respectivamente.

“O Enem pode ser a porta para uma estrutura profissional com base acadêmica […] tem um papel de inclusão muito importante, que representa as camadas sociais menos privilegiadas, talvez a única chance de acessar o nível superior e assim uma ascensão social que também atingirá outros membros da família”, explica Juliana Isabel, professora da rede estadual de ensino.

Ela ainda pontua a necessidade dos candidatos serem autodidatas, devido aos obstáculos enfrentados na rede pública de ensino. “Os órgãos públicos não nos oferecem estrutura para proporcionar a base necessária e compatível com escolas particulares e não permite que todos os estudantes possam apenas estudar”, conta.

Milena Santos, estudante do curso de Administração, é um exemplo de superação. Ela conseguiu uma bolsa de estudos integral no UNASP (Centro Universitário Adventista de São Paulo), o que impactou diretamente no seu futuro. “Acho a prova do Enem desafiadora, mas foi um divisor de águas na minha vida, […] consegui acesso ao ensino superior com a bolsa do ProUni, o que abriu portas que talvez eu não teria condições de alcançar de outra forma”, compartilha.

As provas do Enem 2025 serão aplicadas em dois fins de semana, nos domingos 9 e 16 de novembro. Em alguns municípios do Pará, como em Belém, Ananindeua e Marituba, o exame será aplicado nas datas de 30 de novembro e 7 de dezembro. O motivo é a realização da COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas) na região, que pode causar restrições no trânsito e fechamento de escolas e universidades nesses municípios. Para mais informações acesse o edital.

You may also read!

Pets impactam emocionalmente na vida dos seus humanos

7 em cada 10 brasileiros têm um pet em casa, os animais de estimação viraram parte da família e

Read More...

Pesquisadores descobrem novo tipo de diabetes

Cientistas da Federação Internacional da Diabetes classificaram um novo tipo da doença após 70 anos de pesquisas. Carlos Daniel

Read More...

Gripe aviária impacta o trabalho dos avicultores

Produtores de ovos e frango relatam experiências no comércio após a crise da doença. Raíssa Oliveira O primeiro caso

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu