Kawanna Cordeiro
Home-office é a nova atividade que possibilita trabalhar em casa, mas é necessário ficar atento às possíveis distrações que possam prejudicar o trabalho
Passar o dia todo no escritório e na frente do computador está se tornando passado. A nova moda é trabalhar em regime de home-office, na própria residência. Algumas empresas adotaram esse sistema para funcionários que não precisam ou até mesmo não podem ficar dentro do ambiente corporativo, mas autônomos também têm aderido a essa prática. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 20 milhões de brasileiros trabalham em casa.
A massagista Catarina Costa optou pelo home-office para dividir a rotina de trabalho e os cuidados com a neta. “Era mais cômodo para mim porque eu trabalhava e cuidava dela. Também não tem a necessidade de pagar aluguel. Além disso, trabalhar em casa distrai, muda os ares e faz bem”, afirma.
Especialistas apontam melhora na produtividade, no entanto a prática exige alguns cuidados. O conforto do lar, conversas e interferência de outras pessoas são obstáculos que podem acabar tirando a concentração e fazendo com que o ofício não seja realizado como deveria. “Ter um local específico com a finalidade de trabalho aumenta as chances de concentração. Se for necessário, avise aos moradores da casa que não pode ser interrompido enquanto trabalha”, aconselha a consultora empresarial Mayumi Pacheco.
Além disso, a rotina pode se tornar muito cansativa quando é necessário trabalhar, cuidar da casa e, em alguns casos, dos filhos. Esse foi o caso da artesã Priscila Santana. “Eu trabalho dobrado. Passei diversas madrugadas trabalhando devido ao meu tempo reduzido e o cuidado com meus dois filhos”, relata. Ela optou por esse horário alternativo graças ao silêncio e a tranquilidade que as madrugadas trazem em casa.
A liberdade adquirida por se trabalhar no conforto da residência costuma ser apreciada por todos que possuem essa experiência. Entretanto, a consultora empresarial reforça a necessidade de ter um domínio das atividades, principalmente quando existem outras funções que o trabalhador deve administrar. “Ter uma rotina com os horários bem definidos é fundamental para um profissional de home-office”, lembra Mayumi.
Link da imagem: https://goo.gl/zC7hkG