Índice de incêndios no país afeta o meio ambiente

In Geral, Meio Ambiente

Altas temperaturas não são a causa, mas influenciam, afirmam especialistas.

Gabrielle Ramos

O Brasil registrou um aumento de 78% de focos de incêndio entre 1º de janeiro e 26 de agosto deste ano, em comparação ao mesmo período do ano anterior. A Amazônia é o bioma mais impactado, concentrando 47% dos focos, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Além das queimadas, o país enfrenta uma onda de calor e uma escassez de chuvas. Cerca de 75 cidades estão há mais de 100 dias sem precipitações, incluindo capitais como Palmas, Cuiabá, Brasília, Goiânia e Belo Horizonte. Ao todo, 12,5 milhões de pessoas são diretamente afetadas pela seca, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Razões para os incêndios

A gestora ambiental e embaixadora do movimento Lixo Zero, Heli Martins, explica que o aumento expressivo dos focos de incêndio no último mês é resultado de um fenômeno complexo, influenciado tanto por fatores ambientais quanto por atividades criminosas.

Um dos fatores ambientais é o período de seca, comum em determinadas épocas do ano. “Isso favorece a propagação dos incêndios, especialmente em áreas como a Amazônia, o Cerrado e o Pantanal”, expõe a gestora.

No entanto, as mudanças climáticas agravam ainda mais essa situação. “As temperaturas estão cada vez mais altas em decorrência das alterações globais, o que cria um ambiente propício para queimadas mais intensas e mais frequentes”, afirma Karen Ribeiro, graduanda e pesquisadora em meteorologia.

As especialistas destacam que esse fenômeno gera um ciclo. Pois quando grandes áreas de floresta pegam fogo, uma enorme quantidade de gases de efeito estufa é liberada na atmosfera. Em contrapartida, o aumento das temperaturas contribui para a formação de novos focos de incêndio.

O crescimento desse índice também pode estar associado a atividades ilegais. “Trabalhei com monitoramento de queimadas em campo e encontrei incendiários, mas também é comum a prática de limpar o terreno com queima, que pode gerar incêndio em outros locais”, relata Leandro da Silva Gregorio, doutor em Geografia e ex-analista ambiental.

Heli Martins explica que essas ações são frequentemente realizadas por invasores de terras ou grandes grupos econômicos.  “A ausência de fiscalização eficaz e a impunidade reforçam essas práticas criminosas, agravando ainda mais o problema”, destaca.

Altas temperaturas

As altas temperaturas no início de setembro são comuns, pois marcam a transição do inverno para a primavera. “O período de incidência solar é maior conforme nos aproximamos do equinócio de primavera, favorecendo ainda mais o aumento das temperaturas e a baixa umidade do ar”, explica Karen.

Entretanto, as mudanças climáticas globais, agravadas pelo aquecimento do planeta e por fenômenos como o El Niño e a Oscilação de Madden-Julian (OMJ), intensificam o calor nesse período. “Um dos fatores que contribui para isso é a atuação do anticiclone tropical do Atlântico Sul, que cria uma estabilidade atmosférica no centro do país e dificulta o avanço das frentes frias para o interior”, explica o doutor em Geografia.

Embora os incêndios não sejam a causa direta do aumento das temperaturas, eles contribuem indiretamente para o problema. “Quando perdemos florestas, estamos perdendo também um dos principais mecanismos de resfriamento natural do planeta, o que torna o clima local ainda mais quente e seco”, enfatiza a gestora ambiental.

Impacto 

As queimadas afetam diretamente a agricultura e a pecuária, além de impactar o meio ambiente. “A destruição das florestas reduz a biodiversidade e afeta a oferta de recursos naturais, como a água e a fertilidade do solo, o que, a longo prazo, compromete a produção de alimentos e a segurança hídrica, principalmente em áreas rurais”, explica Heli Martins.

Além disso, a gestora ambiental reforça que o impacto das queimadas vai além do imediato. Pois é um efeito em cadeia que atinge milhões de brasileiros.

You may also read!

Dormir com pelúcia vira hábito entre adultos

Antes vista como algo infantil, dormir com ursos ganha espaço entre jovens e adultos em busca de conforto.  Vefiola

Read More...

Saúde mental se torna obrigação no trabalho

Empresas brasileiras serão obrigadas a incluírem serviço psicológico. Luiza Strapassan A partir do dia 26 de maio, as empresas

Read More...

Jovens realizam intervalo bíblico nas faculdades

Os alunos se reúnem para cantar, estudar a Bíblia e orar no intervalo das aulas. Nátaly Nunes Vídeos de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu