Jornalista britânico e indigenista desaparecem no Amazonas

In Geral, Meio Ambiente
Jornalista britânico e indigenista desapareceram

Repórter Dom Phillips corresponde ao jornal The Guardian e ex-funcionário da Funai Bruno Pereira chegariam em Atalaia do Norte na manhã deste domingo. O indigenista estava sendo alvo de ameaças.

Gabrielle Ramos Venceslau

O indigenista brasileiro, Bruno Araújo Pereira e o jornalista inglês, Dom Phillips, colaborador do jornal britânico The Guardian, estão desaparecidos na Amazônia desde domingo (5), segundo o divulgado pela União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja). A nota afirma que Phillips estava em direção a uma localidade conhecida por “Lago do Jaburu”, a fim de entrevistar indígenas. Bruno, que era o acompanhante dele, recebia constantes ameaças de madeireiros e garimpeiros da região. 

O relatório divulgado nesta segunda-feira (6) informa que o desaparecimento ocorreu no trajeto entre a comunidade Ribeirinha São Rafael até a cidade de Atalaia do Norte, no estado do Amazonas. Bruno e Phillips visitaram uma equipe de Vigilância Indígena, encontrada próxima ao Lago do Jaburu, no rio Ituí, na sexta-feira (3) às 19h25. Os dois retornariam no domingo pela manhã para a cidade de Atalaia do Norte, mas antes pararam na comunidade São Rafael para uma visita agendada. 

Uma reunião sobre trabalhos conjuntos entre ribeirinhos e indígenas na vigilância do território seria feita com um membro da comunidade comumente chamado de Churrasco. “Pelo que consta nas informações trocadas, via Dispositivo de Comunicação Satelital [SPOT, na sigla em inglês], eles chegaram na comunidade São Rafael por volta das 6h, […] e depois partiram rumo a Atalaia do Norte, viagem que dura aproximadamente duas horas. Assim, deveriam ter chegado por volta de 8h, 9h na cidade, o que não ocorreu”, informou a nota das associações indígenas.

Por volta das 14h, uma equipe de busca percorreu o mesmo trecho que os desaparecidos supostamente fizeram, mas nenhuma pista foi encontrada. Às 16h, outro grupo local saiu em uma embarcação maior, de Tabatinga, e novamente nenhum vestígio foi achado. A última vez que eles foram avistados foi na comunidade de São Gabriel, pois relatos avistaram o barco deles passando em direção à Atalaia do Norte. 

Os desaparecidos viajavam em uma embarcação nova com combustível suficiente para a viagem. Contudo, “a ameaça recebida pelo indigenista não foi a primeira, outras já vinham sendo feitas a demais membros da equipe técnica da Univaja, além de outros relatos já oficializados para a Policia Federal, Ministério Público Federal em Tabatinga, ao Conselho Nacional de Direitos Humanos e ao Indigenous Peoples Rights International”, segundo comunicado.

Ligação dos desaparecidos

Phillips e Bruno são parceiros de expedições na região há 5 anos, de acordo com o The Guardian. O jornalista está trabalhando em um livro sobre o meio ambiente, tem apoio da Fundação Alicia Patterson e faz reportagens sobre o Brasil para jornais internacionais. O indigenista é “experiente e profundo conhecedor da região, pois foi Coordenador Regional da Funai de Atalaia do Norte por anos”, segundo a nota da Univaja. 

A Embaixada Britânica no Brasil informou que está em contato com as autoridades locais, diz a nota do órgão. Além disso, o Guardian News & Media informou estar muito preocupado e busca urgentemente informações sobre o paradeiro e a condição de Phillips. “Estamos em contato com a embaixada britânica no Brasil e autoridades locais e nacionais para tentar apurar os fatos o mais rápido possível”, diz o jornal.

Investigação e reforço em Atalaia

A Polícia Federal (PF) informou em nota que o desaparecimento dos dois já está sendo investigado e que novas informações vão ser divulgadas quando disponíveis. Segundo informações da GloboNews, a PF não descarta a hipótese de que os dois tenham sido capturados e sequestrados por garimpo.

O Ministério da Justiça ainda não se manifestou sobre o assunto e a Marinha está fazendo buscas na região. Além disso, o delegado Alex Perez, titular da 50ª Delegacia Interativa de Polícia Civil (DIP), montou uma força-tarefa para intensificação das buscas. 

O Governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), determinou à Secretaria de Segurança Pública o envio de reforço policial especializado a fim de apoiar as investigações do desaparecimento no município de Atalaia do Norte. “A SSP-AM está tomando todas as medidas cabíveis para auxiliar na elucidação do caso, em colaboração ao MPF, Polícia Federal e Funai”, afirmou o governo do Estado.

You may also read!

Decreto dispensa laudo para oferta de Atendimento Educacional Especializado 

A nova regra tem como objetivo garantir o direito à educação de maneira igualitária.     Raíssa Oliveira A Política

Read More...

Rio de Janeiro é o principal destino de estrangeiros no Brasil

Pesquisa indica aumento expressivo de turistas na Cidade Maravilhosa em 2025.  Nátaly Nunes Cristo Redentor, Copacabana, Pão de Açúcar,

Read More...

Tarifa básica em passagens aéreas levanta debate

Companhias aéreas adotam categoria que inclui apenas um artigo pessoal na viagem. Raíssa Oliveira O presidente da Câmara dos

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu