Na assembleia geral da ONU, Bolsonaro esconde dados sobre queimadas na Amazônia

In Geral, Meio Ambiente

O Ministério do Meio Ambiente bloqueou R$60 milhões de reais do ICMBio e IBAMA para 2021.

André Felippe Teodosio

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) discursou em Nova Iorque, 21, em uma assembleia da ONU, sobre as investidas no ecossistema no Brasil e o combate contra as ilegalidades como a grilagem (prática de invadir áreas públicas e fraudar documentos para simular a posse do terreno). Além disso, ele também falou sobre o desmatamento de terras indígenas e avanço das chamas, algo contrário ao que o governo prega.

Ao comentar sobre o meio ambiente, Bolsonaro afirmou que os recursos para o clima social tiveram o dobro de investimento para fortalecer a luta contra os ataques sofridos na Amazônia e no cerrado brasileiro.

Porém, o governo emitiu uma nota dizendo que o ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, cortou verbas de 60 milhões de reais. Esse corte afetou o IBAMA, órgão que tem como objetivo proteger a flora e fauna brasileira, e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o ICMBio, controlador das queimadas no país.

Em meio a esse caos o fogo continua se alastrando principalmente na região centro-oeste. De acordo com pesquisas recentes, o país nota um avanço maior nas queimadas a cada dia. O Instituto Nacional De Pesquisas Espaciais, o INPE, informa diariamente as anotações sobre o meio ambiente,  registrando um aumento nos maiores biomas brasileiros.

Amazônia

O INPE continua catalogando inúmeros focos de queimadas na floresta amazônica durante o ano. Diante deste contexto, o presidente disse  que o aumento é culpa dos povos indígenas e caboclos da região. Porém, de acordo com a indigena manauara Samela Sateré, os aborígenes, na verdade, lutam contra as queimadas e desmatamento. “Os incêndios são criminosos, pela grilagem de terra e exploração de madeira e garimpo”, afirma. No mês de setembro, o ICMBio registrou o crescimento de 40.2% nos focos de incêndios na Amazônia.

You may also read!

O espaço do militarismo na vida de mulheres

Caroline Aguiar conta como a nova oportunidade para as meninas a partir do alistamento voluntário beneficia quem sonha com

Read More...

Aplicativos de namoro se tornam o novo LinkedIn

1 em cada 3 usuários conseguiram emprego por meio de aplicativos de relacionamentos como Tinder, segundo pesquisa da Resume

Read More...

Senado aprova mudança de nome de empresa para agência de turismo

Tal mudança regulamentará e aumentará o desenvolvimento socioeconômico local Melissa Conselho O Plenário do Senado aprovou, na última quarta-feira

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu