Na assembleia geral da ONU, Bolsonaro esconde dados sobre queimadas na Amazônia

In Geral, Meio Ambiente

O Ministério do Meio Ambiente bloqueou R$60 milhões de reais do ICMBio e IBAMA para 2021.

André Felippe Teodosio

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) discursou em Nova Iorque, 21, em uma assembleia da ONU, sobre as investidas no ecossistema no Brasil e o combate contra as ilegalidades como a grilagem (prática de invadir áreas públicas e fraudar documentos para simular a posse do terreno). Além disso, ele também falou sobre o desmatamento de terras indígenas e avanço das chamas, algo contrário ao que o governo prega.

Ao comentar sobre o meio ambiente, Bolsonaro afirmou que os recursos para o clima social tiveram o dobro de investimento para fortalecer a luta contra os ataques sofridos na Amazônia e no cerrado brasileiro.

Porém, o governo emitiu uma nota dizendo que o ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, cortou verbas de 60 milhões de reais. Esse corte afetou o IBAMA, órgão que tem como objetivo proteger a flora e fauna brasileira, e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o ICMBio, controlador das queimadas no país.

Em meio a esse caos o fogo continua se alastrando principalmente na região centro-oeste. De acordo com pesquisas recentes, o país nota um avanço maior nas queimadas a cada dia. O Instituto Nacional De Pesquisas Espaciais, o INPE, informa diariamente as anotações sobre o meio ambiente,  registrando um aumento nos maiores biomas brasileiros.

Amazônia

O INPE continua catalogando inúmeros focos de queimadas na floresta amazônica durante o ano. Diante deste contexto, o presidente disse  que o aumento é culpa dos povos indígenas e caboclos da região. Porém, de acordo com a indigena manauara Samela Sateré, os aborígenes, na verdade, lutam contra as queimadas e desmatamento. “Os incêndios são criminosos, pela grilagem de terra e exploração de madeira e garimpo”, afirma. No mês de setembro, o ICMBio registrou o crescimento de 40.2% nos focos de incêndios na Amazônia.

You may also read!

Decreto dispensa laudo para oferta de Atendimento Educacional Especializado 

A nova regra tem como objetivo garantir o direito à educação de maneira igualitária.     Raíssa Oliveira A Política

Read More...

Rio de Janeiro é o principal destino de estrangeiros no Brasil

Pesquisa indica aumento expressivo de turistas na Cidade Maravilhosa em 2025.  Nátaly Nunes Cristo Redentor, Copacabana, Pão de Açúcar,

Read More...

Tarifa básica em passagens aéreas levanta debate

Companhias aéreas adotam categoria que inclui apenas um artigo pessoal na viagem. Raíssa Oliveira O presidente da Câmara dos

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu