Período de carnaval reforça a importância da segurança nas ruas

In Cultura, Geral

Época de festividades intensas exigem atenção com aglomerações, aumento nos riscos de furtos, assédios e outros crimes. 

Kleber Paim e Julia Viana

O Carnaval é uma comemoração que se destaca por alavancar a expressão cultural e movimentar milhões de pessoas dentro e fora do Brasil. Porém, apesar da atmosfera de alegria e liberdade, o período de folia também pode gerar preocupação, pois o aumento da aglomeração pode resultar em episódios de violência, assédio e falta de segurança, tornando muitos foliões vulneráveis.

Em 2024, o número de assaltos nas grandes cidades teve um aumento. Na maior capital do país foram registrados 249 furtos, menos do que no Rio de Janeiro, que anotou 630. Já na Bahia, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) mobilizou todos os seus agentes reforçando a fiscalização e o trabalho de prevenção a acidentes nas rodovias federais que cortam o estado. 

Em contrapartida, os dados mais recentes sobre o Carnaval de 2024 indicam que, ao contrário do esperado, houve uma redução nos casos de roubos e furtos em várias regiões do Brasil. Estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e Ceará registraram quedas significativas nos chamados “crimes de rua” durante o período festivo. Em São Paulo houve uma redução de 62% nos roubos e furtos de celulares no pré-Carnaval.

Segurança dos foliões

Nesse período há uma grande concentração de pessoas nas ruas e isso pode trazer riscos à segurança, exigindo atenção tanto das autoridades quanto dos próprios participantes. Para evitar problemas e garantir uma experiência mais tranquila, muitos foliões adotam medidas preventivas ao escolher onde e como aproveitar a festa.

Para o morador de São Paulo, José Ricardo, para entrar nos blocos de carnaval era preciso ser revistado pela segurança do local. Além disso, ele optou por lugares que tivessem mais segurança. “Nos blocos que eu fui tinha bastante policial, na entrada e na saída, eu escolhi esses blocos por serem os mais seguros”, relata.   

Segundo a Secretaria da Segurança Pública de SP, foram mobilizados 15 mil policiais e 6 mil viaturas em todo estado na operação de segurança de 2024. No carnaval deste ano, a Polícia Militar irá disponibilizar 14 tendas nos megablocos exclusivamente para mulheres que sofreram importunação sexual. 

Cuidados individuais

Com a grande movimentação de pessoas nas ruas, situações de furto e outros crimes podem acontecer, tornando a prudência uma aliada importante durante a folia. Pensando nisso, especialistas em segurança alertam sobre cuidados que podem ajudar a reduzir riscos e garantir uma experiência mais tranquila.

O ex-policial militar do estado do Rio de Janeiro, Nei Oliveira, faz recomendações para quem quer aproveitar os dias de carnaval na rua. “Andar sempre acompanhado, evitar andar com jóias tipo cordão de ouro e relógios, cuidar para não deixar o celular à mostra”, orienta. 

O número do “Disque 100” é um serviço que também pode ser um aliado nesse momento de festividade. Oferecido pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, tem o intuito de receber casos que violem os direitos humanos. Qualquer pessoa pode relatar alguma notícia relacionada à violação dos direitos humanos, seja ela a vítima ou que tenha conhecimento. 

You may also read!

Emilia Pérez acumula críticas na corrida pelo Oscar

O festival de Cannes foi o primeiro a premiar o longa produzido pela Netflix. Késia Grigoletto Nos últimos dias,

Read More...

Aumento de Trump impacta mercado brasileiro de aço e alumínio

As tarifas de 25% afeta as exportações e Lula fala sobre reciprocidade. Nátaly Nunes O presidente dos Estados Unidos,

Read More...

IMC não é considerado o método mais eficaz para avaliar a obesidade

Pesquisadores recomendam uma abordagem multifatorial para diagnóstico da doença. Gabrielle Ramos Pesquisadores encontraram uma forma mais precisa para diagnosticar

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu