Prefeito de Belo Horizonte morre aos 77 anos

In Geral, Política

Fuad Noman estava internado em estado grave desde o iníciodo ano e sofreu uma parada cardiorrespiratória.

Julia Viana e Nátaly Nunes

O prefeito reeleito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), faleceu hoje (26) aos 77 anos. Ele estava internado no Hospital Mater Dei desde janeiro. Na noite de ontem (25), o estado de saúde dele se agravou devido a uma parada cardiorrespiratória, que evoluiu para um choque cardiogênico. A Prefeitura de Belo Horizonte confirmou a morte, mas a causa exata ainda não foi divulgada. 

Quadro de saúde 

Fuad Noman enfrentava desafios de saúde desde julho do ano passado, quando revelou ter um câncer no sistema linfático. Durante sua campanha para a reeleição, passou por sessões de quimioterapia e, em outubro, foi liberado do tratamento. No entanto, nos meses seguintes, precisou ser internado diversas vezes para tratar complicações, incluindo pneumonia, sinusite e um sangramento intestinal, possivelmente relacionado ao uso de anticoagulantes.

Mesmo debilitado, Fuad participou da cerimônia de posse virtualmente no dia 1º de janeiro e seguiu trabalhando de casa até sua nova internação no dia 3. O estado de saúde dele continuou frágil durante a internação prolongada no Hospital Mater Dei, onde permaneceu na UTI e chegou a ser entubado devido a complicações respiratórias. 

No dia 17 de março, foi transferido para unidades do hospital para a realização de exames específicos. Mas ontem (25), teve uma parada cardiorrespiratória, que evoluiu para um choque cardiogênico. Essa é uma condição em que o coração não consegue bombear sangue adequadamente para o corpo.  

Quem foi Fuad Noman

Fuad Noman nasceu no dia 30 de junho de 1947, em Belo Horizonte. Casado com Mônica Drummond, deixou dois filhos e quatro netos.

Formado em Ciências Econômicas pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (Ceub), Pós-Graduado em Programação Econômica e Execução Orçamentária e Doutor Honoris Causa pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), deu início no seu trabalho público como funcionário de carreira no Banco Central do Brasil. 

Em Minas Gerais já atuou como Secretário de Estado de Fazenda, Secretário de Estado de Transporte e Obras Públicas, Secretário Extraordinário da Copa do Mundo, Presidente da Gasmig e Secretário de Estado Extraordinário para a Coordenação de Investimentos.

Em 2020, Fuad foi eleito vice-prefeito de Belo Horizonte do então prefeito Alexandre Kalil. Em março de 2022 Noman assumiu o comando da capital. Nas eleições de 2024 foi reeleito prefeito, porém, desde que tomou posse ficou apenas 3 dias no cargo, pois precisou ser internado. Enquanto estava de licença médica seu vice Álvaro Damião comandou o município. 

You may also read!

Abril azul lembra a importância da conscientização do autismo

Segundo a USP, estima-se que no Brasil, cerca de 2 milhões de pessoas têm autismo. Luiza Strapassan O Transtorno

Read More...

Jovens brasileiros optam por não fazer faculdade

Menos de 25% da juventude na faixa etária de 18 a 24 anos estão fazendo faculdade. Nátaly Nunes O

Read More...

Dor na coluna lidera motivos de afastamento do trabalho no país

O INSS concedeu milhares de auxílios-doença em 2024. Vefiola Shaka Em 2024, o Brasil registrou um aumento significativo no

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu