Pesquisa indica aumento expressivo de turistas na Cidade Maravilhosa em 2025.
Nátaly Nunes
Cristo Redentor, Copacabana, Pão de Açúcar, e vários outros famosos pontos turísticos do Rio de Janeiro contribuíram para a “cidade maravilhosa” ser considerada o destino número um dos estrangeiros. Segundo uma pesquisa do Embratur, no ano de 2025 houve um aumento expressivo de 51,7% de turistas estrangeiros no Rio de Janeiro. O Brasil também bateu um recorde este ano, registrando no total sete milhões de turistas internacionais até setembro.
A cidade também foi premiada na 32ª edição do WTA (World Travel Awards), mais conhecido como Oscar do Turismo, uma das mais importantes premiações no setor do turismo. Das 11 indicações, o Brasil ganhou seis e metade foram para o Rio de Janeiro, como melhor destino de praia da América do Sul, melhor destino para “City Break” da América do Sul e melhor destino de eventos e festivais da América do Sul.
Por que o Rio de Janeiro?
A carioca e guia de turismo Luciana Câmara conta que percebeu um aumento significativo de turistas estrangeiros no Rio de Janeiro nos últimos três anos. Para ela, um dos motivos foi a grande visibilidade que a cidade está tendo ultimamente. “Aumentou muito as postagens nas redes sociais mostrando beleza da cidade e a diversidade de coisas para se fazer aqui”, apontou. No TikTok, por exemplo, existem vários vídeos de turistas estrangeiros usando a camiseta do Brasil, indo em bailes, conhecendo os pontos turísticos e entrando nas comunidades.
Outro ponto que também favoreceu esse aumento de turistas na cidade foram os shows gratuitos na praia de Copacabana. O projeto, denominado Todo Mundo no Rio, é promovido pela prefeitura da cidade para promover shows gratuitos e fazer a economia da cidade girar. A inciativa começou no ano passado, com a presença da cantora Madonna, e este ano a convidada foi Lady Gaga. Segundo a Secretaria de Turismo, em torno de 65 mil espectadores no show eram estrangeiros.
O estudante Bryan Merlin é peruano, e em julho foi conhecer o Rio de Janeiro com um grupo de amigos. Além de gostar muito da cultura e das pessoas, Bryan conta que visitar os pontos turísticos mais conhecidos é uma experiência muito legal. “O rolê que mais gostei foi assistir o nascer do sol e Copacabana. A gente entrou no mar com pranchas e esperamos o sol nascer. Foi muito bonito”.
Estereótipos
Rodeado de estereótipos, o Rio de Janeiro é conhecido por não ser um local muito seguro. Bryan explica que antes de ir ficava pensando que ia se deparar com cenas perigosas e haviam duas coisas que ele não tirava da cabeça. “O que eu sabia do Rio era que é um lugar bem turístico e também que é famoso por ser um pouco perigoso”, relata. Mas, nos lugares que passou, não presenciou nada disso.
A guia Luciana diz que, apesar da violência, os belos lugares e o jeito descontraído e alegre dos cariocas tem atraído os turistas de outros países para conhecer mais a cidade.
Bryan finaliza afirmando que recomendaria a viagem ao Rio de Janeiro não só para outros estrangeiros, mas para todos que quiserem conhecer a “cidade maravilhosa”. “Estar rodeado de uma cultura diferente, de uma energia diferente, uma música diferente, pessoas alegres. Recomendaria, sim, para qualquer estrangeiro”, comenta.



