Robô indiano encontra oxigênio na lua

In Ciência e Tecnologia, Geral, Meio Ambiente

Após encontrar o elemento químico, o robô está dormindo no astro.

Késia Grigoletto

Um robô indiano encontrou oxigênio na superfície lunar na missão Chandrayaan-3, no dia 30 de agosto. Por meio da Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO), a Índia divulgou que o Instrumento de Espectroscopia de Decomposição por laser (LIBS) a bordo do rover da missão foi o responsável por identificar o componente que está preso às rochas do satélite.

O país foi o primeiro a pousar perto do polo sul do território que durante duas semanas foi percorrido pelo robô Pragyan, que tinha por função transmitir imagens e dados científicos. Pragyan possui seis rodas e é movido por energia solar.

Objetivo da missão

A missão Chandrayaan-3 foi planejada para durar um dia lunar, o equivalente a 14 dias terrestres. No momento, Pragyan dorme, pois a energia do rover não seria suficiente para percorrer a noite, que possui o mesmo tempo de duração do dia lunar. Porém, a ISRO afirma que a bateria do rover está totalmente carregada. O painel solar está direcionado para captar a luz do sol em seu próximo nascer, que acontecerá no dia 22 de setembro de 2023. 

O robô também identificou alumínio, ferro, cálcio, cromo, titânio, manganês e silício. Além disso, o veículo espacial busca indícios de água congelada, que em missões futuras pode servir para o abastecimento de astronautas ou para a produção de combustível. 

O presidente da ISRO, S.Somnath, afirmou que o rover estudará a atividade sísmica e atmosfera da lua. 

O sucesso de Chandrayaan-3

O êxito da expedição comprova que houve um aumento positivo na posição da Índia como autoridade tecnológica e espacial, a destacando como o quarto país a pousar no território, e o primeiro a aterrissar próximo ao polo sul do astro.

You may also read!

Quando a aparência encontra a saúde: o papel da cirurgia plástica na juventude

O tema levanta debates sobre quando o procedimento deixa de ser apenas estético e passa a envolver saúde, bem-estar

Read More...

Brasil é eliminado pela Noruega e amarga maior jejum em Copas

Seleção Brasileira não venceu nenhum rival europeu na fase de mata-mata desde o título de 2002. Yan Vitor  O

Read More...

Megaoperação contra o PCC cumpre 320 mandados em seis estados

Ação envolve mais de 650 agentes, quase 200 viaturas e helicópteros cumprindo mandados de prisão e busca e apreensão.

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu