Uso do Ozempic para fins estéticos requer cuidados na saúde

In Geral, Saúde

Viralizado como um método rápido para perder peso, o medicamento exige cuidados.

Eduardo Reymond

O artigo “Semaglutida uma vez por Semana” revela, em um estudo feito com pessoas acima do peso e diabéticas, que 1mg (dose inicial) do medicamento semanalmente resulta em um emagrecimento de 6% da massa corporal em um ano. Os resultados são ainda maiores no aumento da dosagem, sendo que 2,4mg semanalmente resulta em 15% do peso em 17 meses.

O Ozempic, medicamento à base de semaglutida, é utilizado para o tratamento do diabetes, ajudando no controle dos níveis de açúcar no sangue. No entanto, sua popularidade cresceu devido a um efeito adicional, sua capacidade de atuação na perda de peso.

Por conta desse efeito, muitas pessoas começaram a utilizá-lo com fins estéticos, impulsionando sua popularidade.

Como o remédio funciona?

O biomédico Lucas Zanandrez explica que “o composto semaglutida, estimula a produção de insulina no corpo e imita o hormônio GLP-1, que retarda o esvaziamento do estômago e produz a sensação de saciedade com maior rapidez”. Esse mecanismo melhora a absorção dos nutrientes e “resulta na redução de calorias ingeridas, favorecendo o emagrecimento”, conclui Zanandrez. 

Sua utilidade para emagrecer fez com que muitas pessoas, mesmo sem diabetes, recorrem ao Ozempic para emagrecer de forma rápida e sem grandes mudanças na alimentação ou rotina de exercícios.

A professora Shirley Araújo, notou mudanças no seu padrão alimentar. “Estava pré-diabética e acima do peso, então o doutor indicou e passei a usar o Ozempic. Percebo que me faz sentir satisfeita rapidamente e com falta de apetite”, conta. Ela adotou o medicamento para auxiliar a controlar a diabete, bem como favorecer o emagrecimento, tendo resultados visiveis.

O uso somente por estética

A fama do Ozempic como um atalho para perder peso se deve à sua eficiência em reduzir a fome e oferecer um déficit calórico sem esforço. No entanto, o especialista André Biernath declara que “o uso meramente por estética é totalmente contra indicado”, alertando que o uso indiscriminado pode trazer efeitos colaterais como náuseas, vômitos e problemas gastrointestinais, além de complicações a longo prazo.

Apesar do efeito na perda de peso, a nutricionista Claudete Lima reforça que a base de um emagrecimento saudável deve ser a alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos. “Manter o Índice de Massa Corporal (IMC) dentro dos níveis recomendados não deve depender de medicamentos, mas sim de mudanças no estilo de vida”, declara.

Para quais públicos o remédio é recomendado?

O medicamento é indicado para diabéticos tipo 2 e, em alguns casos, para pessoas com obesidade ou sobrepeso com comorbidades associadas. A aplicação é feita por injeção subcutânea, geralmente uma vez por semana. O doutor Biernath completa que “seu uso deve ser acompanhado por um profissional de saúde para evitar riscos”.

You may also read!

Contratação de brasileiros por empresas internacionais aumenta

Experiência cultural, vantagem financeira e modelo de trabalho flexível estão entre as principais motivações para buscar trabalho no exterior.

Read More...

Jovens enfrentam maior crise de infelicidade que as gerações anteriores

O Ministério da Saúde aponta aumento de 49% nos atendimentos por transtornos mentais e índice de insatisfação entre jovens.

Read More...

Suplementos podem trazer riscos à saúde

O uso da suplementação sem acompanhamento pode prejudicar a saúde e os resultados esperados.  Nátaly Nunes A popularização do

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu