Explorar o mundo ajuda a sair da rotina monótona e a melhorar seu bem estar.
Nicoly da Maia
Sair da rotina, pegar férias, é algo que todos almejam em busca de dar um alívio no estresse do dia a dia. Muitas pessoas escolhem realizar uma viagem, e uma boa notícia para estas pessoas, é que além de estarem tirando um bom descanso da correria da semana, essas viagens estão sendo benéficas para a saúde mental, como afirmam especialistas.
Como explorado no estudo do psicólogo e pesquisador Thomas Gilovich, da universidade de Cornell, sair da rotina em busca de realizar uma viagem tem um impacto significativo no humor e no bem estar do indivíduo. Viajar traz uma satisfação muito maior do que adquirir uma bolsa cara, uma roupa de marca, ou qualquer bem material, pois as viagens trazem memórias e momentos únicos que serão sempre lembrados com alegria e satisfação.
A magia de se desconecta
Leticia Boaventura, uma viajante apaixonada em conhecer novas culturas, explica que sua motivação em conhecer tantos lugares, vem principalmente da necessidade de querer se desconectar da realidade para viver experiências únicas. Algumas de suas experiências ao redor do mundo foram vividas no Uruguai, Colômbia e Argentina.
“Quando estou viajando sinto que a minha mente se desliga de todos os problemas e só foca em viver o aqui e o agora”, compartilha a jovem. Ela prossegue dizendo que até mesmo quando acontece algum imprevisto, ela não se preocupa, pois sabe que se tornará uma história de viagem para contar e dar risadas no futuro.
Novas perspectivas
O operador de turismo, Miltur Garcia, presencia frequentemente como uma viagem muda e impacta de maneira positiva a vida de uma pessoa. Ele destaca como as viagens oferecem uma sensação de realização e superação pessoal, já que de início uma viagem para alguns aparenta algo fora de alcance, por conta da rotina ou condição financeira.
Ele comenta que muitas pessoas não enxergam viagens como um bem de consumo, e sempre priorizam outras coisas, deixando esses passeios apenas no planejamento.
Mas quando a pessoa dá o primeiro passo para sair da rotina do dia a dia e sai para conhecer um lugar novo, uma cidade nova, isso traz coragem e determinação para sair de sua bolha mais vezes. “Quero mais e não vou parar“. Essa é a frase que Miltur mais ouve dos turistas no final das viagens.
Letícia relata que sua primeira viagem foi para Jericoacoara, no Ceará. Ela conta como aquela experiência a impactou, mostrando que era exatamente aquilo que desejava, rodar o mundo. “Eu percebi que vivia muito na minha bolha. Antes eu era muito apegada a coisas materiais, e hoje me apego a viver novas experiências”, explica.
Na psicologia
A psicóloga Vera Rocha Reis esclarece que as viagens reduzem o estresse, aumentam a autoconfiança ao proporcionar sentimento de conquista ao enfrentar situações novas. E principalmente causam a diminuição da ansiedade conquistada pela pressão do dia a dia.
“Quando tenho uma viagem marcada parece que não tem problema se as coisas ruins chegarem até mim, porque sei que em breve estarei relaxando em algum lugar”, confessa Letícia, que expressa como as viagens influenciam em seu humor muito antes de acontecer.
Mudar de cenário influencia na redução de estresse acumulado e consequentemente na mudança de humor. As memórias de experiências positivas, como as viagens, geralmente trazem um maior prazer e satisfação a longo prazo, como visto no estudo de Thomas Gilovich.
A psicóloga Vera também ressalta que viajar ajuda no desenvolvimento pessoal, ao conhecer novas culturas e tradições e assim expandir a perspectiva pessoal.
Uma boa viagem
Cansaço crônico, problemas com sono, sintomas de estresse e ansiedade, são alguns sinais que podem estar o mostrando que está na hora de fazer as malas e viver uma nova experiência, como explicado por Vera.
“Sempre aprendemos com o novo. A imersão em diferentes culturas pode aumentar a empatia e a compreensão intercultural e nos ajuda a valorizar aquilo que temos”, afirma a especialista.
Não é necessário um destino distante ou uma viagem de longa duração para que você possa descansar e se desligar da rotina. Com uma simples mudança no cotidiano você passa a ter uma perspectiva boa da vida, compreende e enxerga que nossa vida não é apenas pagar boletos.
É como ter a chance de viver uma nova experiência, conhecer novas pessoas, viver um novo capítulo da sua vida. E ao retornar, “fica um gostinho de quero mais e isso é o que me motiva a continuar”, declara a jovem Letícia.
Como reforça Letícia: “As viagens transformam quem eu sou e me fazem ser mais empática, sociável, mais aberta e no final a riqueza está nisso.”