Além de fazer mal à saúde, um dos motivos que faz parte do desuso de bebidas com açúcar seria o ganho de peso.
Lana Bianchessi
O consumo de bebidas gaseificadas sem açúcar, como refrigerantes “diet” da Coca-Cola, Guaraná Antarctica e Pepsi, têm crescido nos últimos anos. De acordo com a empresa privada de pesquisa Mintel, esse mercado lucrou mais de R$ 63 bilhões em 2020.
Um dos motivos do aumento é devido as pessoas considerarem essas bebidas mais saudáveis. A estudante Thalissa Batista, consome cinco copos de bebidas sem açúcar por semana e acredita que bebidas “zero” são mais saudáveis do que as com açúcar.
“As bebidas normais têm inúmeros componentes que são prejudiciais à saúde e as que não contém açúcar têm somente um, que é o sódio em alta quantidade, mesmo que todas sejam industrializadas”, destaca.
Porém, a nutricionista Esther Artuanne Figueredo explica que os dois tipos de bebidas, com ou sem açúcar, não são saudáveis. “Um produto que é cheio de aditivos e sódio não traz benefícios à saúde. O sódio está diretamente relacionado à pressão arterial e, a longo prazo, ao desenvolvimento de hipertensão. Uma hipertensão agravada pode desenvolver problemas cardiovasculares, infartos, AVC e aneurismas”, ressalta.
Diminuição do consumo de bebidas com açúcar
Uma das razões para não consumir bebidas com açúcar é o aumento de peso. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo de bebidas açucaradas no Brasil é responsável por causar excesso de peso em mais de 700 mil crianças e 2 milhões de adultos, anualmente.
Os dados do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA – Brasil) mostram que o ganho de peso acontece devido a um balanço energético positivo, pois há uma redução da satisfação e uma diminuição compensatória incompleta do gasto energético nas refeições subsequentes após a ingestão de calorias líquidas.
Tendo em vista que nós vivemos uma epidemia de obesidade, o açúcar é, segundo a nutricionista Figueredo, um item que contribui muito para essa doença. “As bebidas ‘zero’ reduzem o consumo de açúcar da pessoa e consequentemente afetam a ingestão energética. Existe também a preocupação com a ingestão de açúcar por causa dos malefícios do consumo excessivo dele”, explica.
Outros motivos para a diminuição de bebidas com açúcar seria:
- o risco de desenvolver diabetes;
- doenças cardiovasculares;
- problemas renais;
- o aumento do risco de câncer;
- o açúcar se tornar um vício.
Como diminuir o consumo de refrigerantes
A nutricionista compartilha algumas dicas para a substituição do refrigerante como tomar águas gaseificadas ou sucos naturais. “Bebidas também podem ser substituídas por frutas que contêm água e que ajudam um pouco na nossa necessidade de tomar algo”, orienta.
Maneiras que são pensadas pela estudante Tainá Oliveira. “Acredito que existem formas de diminuir o açúcar sem tirá-lo totalmente das bebidas, optando por fazer a sua própria bebida ao invés de comprar ou se for um suco, diminuindo a quantidade de açúcar”, diz.
Esther Figueiredo ainda explica que a tendência é que nos próximos anos esse consumo piore, pois os hábitos de vida só estão aumentando o consumo de bebidas e ingredientes ultraprocessados que têm o sódio como conservante. O alto consumo desses alimentos vai fazer com que a população adoeça.