País tem 60 línguas indígenas e diversidade de origens.
Noemí Jiménez
O país mais visitado da América Latina e o segundo país mais visitado do mundo, o México possui uma cultura muito diversificada e colorida devido a sua origem milenar. Influenciada por seus ancestrais os Maias, Aztecas, Mixtecas, Totonacas, para citar alguns, que trouxeram tradição e cultura a este belo país.
Multiculturalismo refere-se a uma convergência de todas as culturas que um país tem; o México tem mais de 60 línguas indígenas e conta com 5 tipos de ecossistemas devido a sua posição biogeográfica, clima e alta diversidade biológica. Graças a estas características o México está cheio de riqueza gastronômica, musical e cultural criando um país repleto de cores.
Caráter multiétnico
As línguas indígenas são a herança cultural do México, as quais compartilham língua, tradições e uma história comum, pois são um reflexo do legado mexicano. De acordo com o Instituto Nacional de Estatística e Geografia (INEGI), há 23,2 milhões de pessoas que se auto-identificam como indígenas, o que equivale a 19,4% da população total. Eles são os guardiões essenciais do meio ambiente porque muitos deles estão localizados em áreas naturais e desempenham um papel muito importante na conservação da biodiversidade vegetal e animal.
Uma parte vital das tradições indígenas são os trajes tradicionais, cada região tem seus próprios trajes e varia de acordo com os grupos étnicos indígenas que ali vivem. A variedade de bordados, tecidos, cores e texturas enche as ruas mexicanas de cor e alegria.
Sabores e melodias
As delícias da gastronomia mexicana são uma valiosa coleção de pratos e ingredientes, nos quais seus sabores e aromas têm a essência de suas raízes e miscigenação. A gastronomia mexicana tem suas origens na pré-história, quando foi criada uma série de pratos à base de três ingredientes principais: milho, feijão e pimenta. Hoje em dia, são acrescentadas carnes vermelhas, tomates, cebolas e, em muitas ocasiões, nopal (cacto).
O uso do molcajete e do metate são essenciais para o preparação dos alimentos tais como cochinita pibil, sopes, enchiladas, tlayudas e inúmeros outros.
A música mexicana tem sido transmitida de geração em geração, ritmos que se misturam para criar novos significados no repertório musical urbano e popular; harmonias que são preciosas, a herança de um passado indígena mais vivo do que nunca e novas abordagens à criação musical contemporânea são parte da cultura musical do país.
A referência da música tradicional mexicana é o mariachi. O conjunto de sons da viola de mão, do violão, do violoncelo e das notas de violinos e trombetas, seja no México ou no exterior, produz uma sensação especial na pele. O mariachi executa música tradicional e é um elemento fundamental da cultura mexicana por meio do qual os valores e a história são transmitidos.
Cores naturais do México
O México tem uma grande beleza natural devido a sua costa com as águas do Mar do Caribe e do Golfo do México, assim como do Oceano Pacífico. Tem também florestas, montanhas, cavernas, vulcões, lagos, cachoeiras e muito mais. As paisagens naturais e deslumbrantes do México são imperdíveis. De fato, o país faz parte das 7 maravilhas do mundo com Chichen Itza, um complexo de 26 ruínas maias. A principal ruína maia é a Pirâmide de Chichen Itza ou El Castillo.
Saber o que é multiculturalismo no México significa aplicar tolerância aos costumes individuais e grupais. Aceitar o multiculturalismo é igual a ter liberdade política, cultural e religiosa. Diversos costumes são aprendidos e praticados por todos neste país. O governo e as múltiplas associações e fundações que zelam pela cultura e pelos povos indígenas no México, promovendo o cuidado e a preservação dos ecossistemas e a aceitação dos povos indígenas, com o interesse de evitar a discriminação e o escárnio entre as culturas.