Haiti declara estado de emergência após fuga de milhares de presos

In Geral, Mundo

Gangues armadas são responsáveis por invadirem as duas maiores prisões do Haiti, o que gerou a fuga de mais de 3 mil presidiários.

Nicoly da Maia

O governo do Haiti anunciou estado de emergência e toque de recolher noturno neste domingo (3), após a invasão de gangues armadas nas duas maiores prisões do país, que permitiram a fuga de mais de 3.500 detentos da Penitenciária Nacional. Além disso, detentos foram mortos e funcionários feridos durante a invasão. 

O decreto de estado de emergência e toque de recolher na capital foi anunciado por meio do comunicado oficial. O toque será  das 18h às 5h e terá duração de três dias, até quarta-feira (6). Porém, as medidas podem ser prolongadas. 

Esses decretos foram tomados por motivos de segurança e ordem. “Restabelecer a ordem e tomar as medidas apropriadas para recuperar o controle da situação”, informou o governo do país em nota. A decisão não se aplica a policiais e jornalistas em serviços, bombeiros e funcionários da saúde.   

O decreto foi assinado pelo ministro da economia, Patrick Michel Boisvert, na ausência do primeiro-ministro, Ariel Henry, que viajou para Quênia em busca de forças de segurança, missão apoiada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para recuperar a ordem no Haiti.  

Crise no país  

Os ataques das gangues vêm acontecendo desde quinta-feira (29) de forma estratégica pela capital, com o intuito de retirar o primeiro-ministro Ariel Henry do governo, que está em seu poder desde de 2021. Ele deveria ter abandonado seu cargo em fevereiro deste ano, e que também vem adiando as eleições no país, tanto presidenciais quanto parlamentares. Desde 2016 a vaga presidencial não é ocupada, como também não ocorrem as eleições no país.

You may also read!

Identificar anúncios fraudulentos nas internet pode evitar prejuízos

Golpes online têm fácil propagação nas redes sociais devido a ampla divulgação de conteúdos Eduardo Reymond As redes sociais

Read More...

Dicionário online elege “Demure” como a palavra do ano

O termo teve um aumento de quase 1200% no uso após ganhar popularidade nas redes sociais. Julia Viana A

Read More...

OMS emite alerta sobre remédios falsificados para diabetes

Alerta sobre o risco de versões adulteradas de medicamentos e outros tratamentos populares para diabetes que circulam no mercado ilegal.

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu