Conheça a marca que combina moda e sustentabilidade e vai contra os princípios do fast fashion.
Hellen de Freitas
A moda não é apenas uma maneira de se vestir, as peças de roupas afetam diretamente o meio ambiente. Conhecido como fast fashion, a moda rápida é o processo em que o padrão de fabricação dos produtos é de baixa qualidade e há um barateamento da mão de obra, dessa maneira as roupas aparentam ter uma boa categoria mas possuem um ciclo de vida reduzido.
O aumento de empresas que utilizam este tipo de produção e o consumo excessivo dos compradores afeta de maneira direta a natureza, afinal, o lixo têxtil demora cerca de 200 anos para se decompor devido às tintas insolúveis e produtos à base de metais pesados.
Seguindo essa premissa, o bacharel em Direito Arthur Cesar, de 24 anos, teve a iniciativa de mudar um pouco a moda convencional, transformando lixo ou produtos descartados em peças de roupa e acessórios, com o incentivo da sua mãe que era costureira. ‘’A inspiração veio da minha mãe e da criação dela, gostei da moda e de produzir roupa, após virar a chave em relação à moda tradicional e o consumo excessivo, vinculei isso à vida de sustentabilidade e a fazer as pessoas consumirem de maneira mais consciente’’, comenta o criador da marca.
A história da Bruk Wear
A ideia do projeto surgiu em 2016, quando sua mãe era costureira e produzia as peças para Arthur. Ele sempre foi aquele amigo que tinha roupas diferentes e a quem perguntavam onde as comprava, a partir disso ele começou a vender aos poucos. Com o tempo, foi migrando as vendas para o Instagram, que virou sua fonte de renda desde a época do colégio. Contudo, Arthur sempre dividiu outras tarefas da sua vida com o gerenciamento da Bruk.
Após se formar no Ensino Médio começou a trabalhar em empresas de áreas com as quais não se identificava, pois a marca ainda era apenas uma renda extra. Entretanto, ele já vivia em uma casa na qual a ideia de sustentabilidade era recorrente, com hábitos sustentáveis no dia a dia, e em busca de soluções, como reutilizar produtos e até mesmo produzir o próprio sabão. Ele sempre achou necessário ter esse pensamento na vida pessoal, mas até então não tinha trazido essa premissa para a Bruk Wear.
Depois de estudar mais sobre o mundo da moda e o que queria em sua marca, se deu conta de que existiam diversos problemas nesse meio fashion e percebeu que queria se impor quanto aos assuntos controversos desse universo. Dessa forma, começou a associar sustentabilidade à marca e com isso construiu o seu diferencial.
‘’Costumo falar que a parte da transformação é muito importante, conhecer mesmo e passar a ser e ter esse estilo de vida mais sustentável’’, relata.
Objetivos e impactos
Apesar de ser uma marca de roupa, a Bruk Wear tem outras concepções, destoante das marcas comuns. Segundo Arthur, um dos principais objetivos é incentivar as pessoas a terem esse estilo de vida sustentável. O que ele procura, em suma, é educar seus seguidores e apresentar outras soluções para as pessoas dentro do próprio projeto, para ele a venda é uma mera consequência.
O resultado desse projeto se dá de diversas formas, para a parte de produção das peças, por exemplo, a equipe recolhe objetos na rua e incentiva os moradores da localidade a separarem itens que não utilizam mais para o recolhimento, ao invés de jogar fora. Além disso, a marca utiliza água da chuva para lavar os materiais para confecção.
‘’Todo esse processo eu busco mostrar no Instagram para incentivar outras pessoas a fazerem, pois eu sozinho não consigo solucionar o problema. Eu consigo resolver e ajudar na minha região, mas seria muito egoísmo da minha parte vender e não mostrar para os outros como se faz a diferença. Eu demonstro e faço a sustentabilidade na prática, é através de pequenos hábitos e ações que você faz, que promove o pessoal na internet a absorver um pensamento e reflexão”, explica.
O viés social da marca é algo bem forte, principalmente por seu criador morar em uma região periférica da cidade de Lagoa Santa. Para ele, o desejo de incentivar e contribuir para a comunidade de alguma forma sempre esteve presente.
Produtos
Todas as mercadorias são feitas de maneiras inusitadas, cada peça de roupa e acessório veio de um objeto reciclável ou que iria para o lixo. As bolsas, cintos e carteiras, por exemplo, são feitas de câmaras de ar que podem substituir os couros que são um recurso de exploração animal e ainda emitem gases poluentes.
Mudanças
Mas o que é necessário para uma mudança acontecer? O que se deve fazer em nossas compras cotidianas? E que pensamentos devem ser introduzidos em nossa rotina? O dono da Bruk cita algumas etapas que podem fazer a diferença. Segundo ele, o consumo consciente e refletir sobre o que realmente precisamos é fundamental, porque a indústria da moda estimula a consumir e tenta apresentar essa necessidade o tempo todo.
‘’Você entra nas redes sociais e as propagandas sempre aparecem. É preciso refletir sobre isso, pois sabemos que roupas e acessórios custam para se decompor no ambiente e as empresas cada vez mais produzem mercadorias de uma maneira sintética e com uma qualidade menor para vender e faturar mais, usando da obsolescência programada. Então é repensar, será que eu estou precisando disso? E ter um respeito e responsabilidade na hora de consumir e pesquisar quem é essa marca por trás das mídias sociais’’, salienta.
Para Arthur, a principal mensagem é a possibilidade do consumo responsável e a busca por alternativas ecológicas de uma forma fácil e progressiva. São como microevoluções dando pequenos passos todos os dias para uma mudança, pois ‘’a Bruk é muito mais do que uma marca pois iremos fazer a diferença juntos’’, conclui.