Ceratopigmentação: tatuagem nos olhos

In Geral, Saúde

O procedimento para mudar a cor dos olhos é recomendado apenas para fins de saúde, sem motivos estéticos.

Sara Helane

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, um homem mostra o procedimento que realizou para mudança na cor dos olhos. Conhecida como ceratopigmentação, esta técnica é irreversível e, segundo especialistas, é preciso ter cuidados ao realizá-la. O procedimento é uma espécie de tatuagem nos olhos feita, principalmente, em pessoas que têm a córnea esbranquiçada.

O procedimento

A oftalmologista Laís de Castro Oliveira explica que o procedimento pode ser feito de diferentes maneiras. “Através da técnica de micropuntura, são feitos microagulhamentos na camada córnea e é colocada a pigmentação, ou através de ‘pockets’, uma abertura, tipo um bolso mesmo, onde é injetada a tinta”, diz.

Laís ainda explica que, hoje em dia, o procedimento é indicado para pessoas que têm a córnea esbranquiçada, já que ela mantém a coloração e o aspecto dos olhos, fazendo desaparecer o aspecto mais claro. Além disso, a ceratopigmentação também é indicada em casos onde não há potencial de visão.

Em entrevista ao portal G1, o oftalmologista e diretor da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) César Motta, afirmou que procedimentos como a ceratopigmentação, que ocasiona a mudança na cor dos olhos, não são recomendados para fins apenas estéticos.

Ainda em entrevistas, Motta afirmou que existem algumas maneiras de você tentar mudar artificialmente a cor do olho. “Você não consegue isso de uma maneira natural. As principais maneiras que existem são: implante de íris artificial, laser para despigmentar a íris e pigmentação de córnea”, explicou.

Riscos do procedimento

Segundo Laís, os riscos da ceratopigmentação são diversos e podem variar entre perfurações, infecções no pós operatório ou o procedimento não sair como desejado. Para evitar riscos, a oftalmologista recomenda que o paciente siga corretamente as recomendações dos médicos responsáveis. Apesar disso, ela explica que, havendo essas complicações, ainda podem ser feitos retoques e ajustes posteriormente.

A oftalmologista conta que, geralmente, quem procura a ceratopigmentação são pessoas que desejam melhorar o aspecto estético dos olhos que ficaram cegos e se tornam esbranquiçados com o passar do tempo.

Usar corretamente as medicações prescritas, evitar manipular os olhos e lavar as mãos antes de aplicar os colírios são os cuidados que devem ser aplicados pelo paciente no pós-operatório.

You may also read!

Valentine’s day ou 12 de junho: quando é comemorado o dia dos namorados?

Nos Estados Unidos a data é uma das mais importantes do ano, enquanto no Brasil a comemoração é maior

Read More...
Mudanças na CNH

CNH do Brasil: as mudanças polêmicas que provocaram o aumento de habilitações

Cerca de 300 mil documentos de habilitação foram emitidos após alterações no processo.   Raíssa Oliveira Os novos pedidos de

Read More...

Parlamento europeu aprova salvaguardas agrícolas após acordo com Mercosul

Parlamento europeu aprova salvaguardas agrícolas após acordo com Mercosul Renata Afonso  O parlamento europeu aprovou as novas medidas de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu