Confira os resultados do segundo turno para governador no Brasil

In Geral, Política

Acompanhe os resultados do segundo turno para governador dos estados brasileiros. Nesta etapa, 12 estados ainda buscam a definição no cargo. No primeiro turno, 15 estados escolheram seus representantes.

Alagoas (AL)

Paulo Dantas é reeleito governador de Alagoas

Paulo Dantas, atual governador, pertence ao MDB (Movimento Democrático Brasileiro) e foi reeleito como governador de Alagoas. O resultado das votações foi divulgado às 19h21. O outro candidato, Rodrigo Cunha, União Brasil, teve 52,38% votos.

Paulo é natural de Maceió (AL) e tem 43 anos. Formado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Cesmac, foi eleito prefeito do município de Batalha por dois mandatos consecutivos (2005/2008 e 2009/2012). Também foi eleito deputado estadual em 2018. Neste mesmo ano, assumiu o governo do estado por eleição indireta uma vez que o então governador Renan Filho deixou o cargo para disputar as eleições para o Senado.

Amazonas (AM)

Wilson Lima é reeleito governador do Amazonas 

O atual governador, Wilson Miranda Lima, foi reeleito no Amazonas. O candidato do partido União Brasil ganhou as eleições com 57% dos votos. O resultado saiu às 18h53 horas e o adversário, Eduardo Braga (MDB), teve 43% dos votos. 

Wilson Lima é um jornalista, político de 46 anos e é natural de Santarém, no Pará. Tem como vice Tadeu de Souza (Avante) e dentre as 44 propostas do plano de governo de Lima para o estado do Amazonas, estão a ampliação do auxílio estadual, fortalecimento do programa Prato Cheio e a execução de mais de 160 obras estruturantes.

Bahia (BA)

Jerônimo Rodrigues é o novo governador da Bahia 

Jerônimo Rodrigues, do Partido dos Trabalhadores (PT), é eleito governador da Bahia com 52,53% dos votos. O resultado foi divulgado às 19h29 horas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Natural de Aiquara, cidade do interior baiano, é filiado ao PT desde 1990, mas essa é a primeira vez que disputa uma eleição. Seu opositor no segundo turno, ACM Neto (União Brasil), teve 47,47% dos votos. 

Em 2018, atuou como coordenador da campanha de reeleição de Rui Costa (PT). Nos governos de seu antecessor, Rui Costa (PT), foi secretário de Desenvolvimento Rural e secretário da Educação. Além disso, atuou como assessor da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (2007) e membro da secretaria de Planejamento do estado (2010), apontado pelo então governador Jaques Wagner (PT). Em 2022, o agora atual governador da Bahia foi escolhido unanimemente pelo seu partido para ser candidato ao governo do estado.

Espírito Santo (ES)

José Renato Casagrande é reeleito no Espírito Santo

O candidato José Renato Casagrande, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), foi reeleito governador do estado do Espírito Santo. Ele ficou com 53,90% dos votos, enquanto Carlos Manato, seu opositor e atual deputado federal, teve 46,10% dos votos. 

Formado em Engenharia Florestal e Direito, Renato Casagrande é natural de Castelo (ES). Casagrande já foi deputado estadual, vice-governador, deputado federal e senador. Iniciou a vida pública filiando-se ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB), mais tarde foi para o Partido Movimento Democrático Brasileiro (PMDB; hoje, MDB), e, em seguida, para o Partido Socialista Brasileiro (PSB). Ele já ocupou o cargo de secretário de Estado de Agricultura, secretário municipal de Meio Ambiente da Serra e secretário municipal de Desenvolvimento Rural de Castelo, sua cidade natal. 

Mato Grosso do Sul (MS)

Eduardo Riedel é eleito governador do Mato Grosso do Sul

Eduardo Riedel, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), é o governador eleito pelo estado do Mato Grosso do Sul, com 92% das urnas apuradas, ele foi eleito às 18h18. No segundo turno, seu adversário era o Capitão Contar, atual deputado estadual pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB).

Eduardo é natural do Rio de Janeiro, mas atua profissionalmente no Mato Grosso do Sul. Riedel já foi presidente do Sindicato Rural de Maracaju, além de secretário do governo e de infraestrutura do estado. 

Paraíba (PB)

João Azevêdo é reeleito governador da Paraíba 

O candidato João Azevêdo, filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), é governador reeleito da Paraíba. A vitória foi divulgada às 18h50, com 53,35% dos votos. O candidato concorrente Pedro Cunha Lima obteve 47,65% dos votos até o mesmo horário.

João Azevedo Lins Filho, nascido em João Pessoa, tem 69 anos, é engenheiro civil e professor aposentado do Instituto Federal da Paraíba. Em 2018, foi eleito no primeiro turno como governador do estado. Já atuou como secretário de Infraestrutura de João Pessoa (PB) e ocupou a Secretaria de Estado da Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia.

Pernambuco (PE)

Raquel Lyra é eleita governadora de Pernambuco 

Raquel Lyra, filiada ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), é eleita governadora de Pernambuco com 58,87%. O resultado das votações foi divulgado às 19h08. Sua opositora, Marília Arraes, do partido Solidariedade, teve 41,13% votos.

Raquel, 43 anos, é natural do Recife (PE). Advogada (UFPE) com pós-graduação em Direito Econômico e de Empresas, foi prefeita de Caruaru em 2016 e reeleita em 2020, deixou o mandato para se candidatar ao governo de Pernambuco neste ano. Também já foi delegada da Polícia Federal, chefe da Procuradoria de Apoio Jurídico e Legislativo do governo de Eduardo Campos (PSB), além de deputada estadual por dois mandatos consecutivos (2011 a 2017).

Rio Grande do Sul (RS)

Eduardo Leite é eleito governador do Rio Grande do Sul

Com 37 anos, Eduardo Leite (PSDB) foi eleito ao cargo de governador do Rio Grande do Sul. O candidato foi eleito pela primeira vez em 2018 e renunciou em março deste ano, na tentativa prévia de ingressar na disputa presidencial, o que não aconteceu.

Em 2018, Leite passou para o segundo turno com 286 mil votos à frente de José Ivo Sartori (MDB). Ao final da segunda etapa, venceu Sartori. Durante seu período de atuação, promoveu o pagamento em dia dos salários do funcionalismo, possibilitou o leilão da RS-287 à iniciativa privada, o que estimulou novas concessões de rodovias e conseguiu autorização da Assembleia para privatização da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), Companhia Riograndense de Mineração (CRM) e Sulgás. 

Em relação à pandemia, o governador começou suas ações com um modelo de distanciamento controlado, mas perdeu-se na dinâmica de concessões, enfraquecendo a política de distanciamento. Além disso, seu governo não aprovou uma reforma tributária, nem manteve alíquotas majoradas do ICMS como pretendia.

Rondônia (RO)

Marcos Rocha é reeleito governador de Rondônia 

Marcos José Rocha dos Santos, do partido União Brasil, foi reeleito como governador do estado de Rondônia, com 52,65% dos votos. Os resultados das eleições foram divulgados às 18h13. No primeiro turno, ele teve 38,88% dos votos válidos.

Rocha nasceu em 3 de agosto de 1968 na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Com 54 anos, é casado e pai de quatro filhos. É formado em Análise de Sistema de Dados, Administração de Negócios, e pós-graduado em Educação e Técnicas de Ensino. Mais conhecido como Coronel Marcos Rocha, tem Sérgio Gonçalves da Silva (UB). 

Santa Catarina (SC)

Jorginho Mello é eleito governador de Santa Catarina

Jorginho Mello, do Partido Liberal (PL), turno contra Décio Lima, do PT, e foi eleito o governador de Santa Catarina, às 19h01, com 70,79% dos votos. Décio ficou com 29,21 %.

Mello é formado em Estudos Sociais pela Universidade do Oeste de Santa Catarina e em Administração e Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Além disso, foi Gerente e Diretor do Banco do Estado de Santa Catarina (BESC). Já atuou como vereador, senador, deputado estadual e federal. Após ter ingressado no PL, se tornou líder do partido no senado e foi escolhido como Vice-Líder do Governo no Congresso.

São Paulo (SP)

Tarcísio de Freitas é eleito governador de São Paulo

O ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas foi eleito governador de São Paulo. Tarcísio, que foi apadrinhado pelo candidato à presidência Jair Bolsonaro, venceu com 55,34% dos votos, contra o ex prefeito paulistano Fernando Haddad, que ficou com 44,66%.

Nos últimos três anos, Tarcísio foi técnico do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), ministro da Infraestrutura no governo de Bolsonaro, militar da reserva e mestre em Engenharia de Transportes. Essa é sua primeira disputa eleitoral.

Sergipe (SE)

Fábio Mitidieri é eleito governador de Sergipe

Fábio Mitidieri, candidato do Partido Socialista Brasileiro (PSB), foi eleito governador do estado de Sergipe com 51,84% dos votos. O resultado saiu às 19h12. 

Mitidieri é natural de Aracaju, tem 45 anos, e é deputado federal. Formado em Administração, foi eleito a vereador da capital em 2008. Assumiu a Secretaria de Esporte e Lazer de Aracaju em 2011. Mitidieri substitui Belivaldo Chagas, que estava em seu segundo mandato. 

You may also read!

Dormir com pelúcia vira hábito entre adultos

Antes vista como algo infantil, dormir com ursos ganha espaço entre jovens e adultos em busca de conforto.  Vefiola

Read More...

Saúde mental se torna obrigação no trabalho

Empresas brasileiras serão obrigadas a incluírem serviço psicológico. Luiza Strapassan A partir do dia 26 de maio, as empresas

Read More...

Jovens realizam intervalo bíblico nas faculdades

Os alunos se reúnem para cantar, estudar a Bíblia e orar no intervalo das aulas. Nátaly Nunes Vídeos de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu