Fernanda Silva
Este ano, no 16 de abril, além da pascoa, também é comemorado o Dia Mundial da Voz
Neste 16 de Abril, a Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV) realizou as comemorações do Dia Mundial da Voz, no Parque do Povo, em São Paulo, das 9h às 17h, com atividades lúdicas e de orientação gratuitas para toda a população.
A data foi criada com o objetivo de conscientizar as pessoas a respeito dos cuidados necessários para com a voz pois é uma ferramenta que constitui a identidade pessoal do ser humano. Além disso, auxilia também no processo de comunicação, influenciando assim a saúde social, mental e física do indivíduo. Para o otorrinolaringologista, Hugo Rodrigues, o mau uso da voz pode desencadear doenças. “O abuso vocal e as laringites são as mais comuns”, alerta.
Outro objetivo da campanha é o de prevenir doenças através da disseminação de informações sobre o assunto. A fonoaudióloga e especialista em comunicação e oratória, Kátia Campelo, orienta quanto a alguns cuidados que todos devem ter com a voz. “Aquecer a voz, usar bem a respiração, evitar alimentos que produzam muco, como os derivados do leite, são algumas das recomendações”, orienta. A fonoaudióloga explica que todos estão suscetíveis a doenças no aparelho fonador, entretanto, algumas pessoas se encontram em situação de vulnerabilidade. “Pessoas que usam a voz profissionalmente, assim como professores, cantores, dubladores, precisam ter mais cuidado”, alerta.
O radialista, Marcelo Matos atua a 12 anos na área e compreende a importância da voz na sua vida. “Minha voz abriu muitas portas na minha trajetória profissional. Não consigo me imaginar sem a voz que eu tenho”, declara. É muito comum em todas as faixas etárias ficar sem voz, ou melhor, ficar afônico. Já para o radialista, essa situação se torna um pouco mais complexa pois gera, além do desconforto de não poder se comunicar, a limitação de não exercer a sua função no trabalho. “É frustrante, dá uma sensação de inutilidade. É desconfortável do ponto de vista físico e emocional”, justifica.
Com o músico Wesley Fonseca não é diferente, pois, além de cantar, também atua como publicitário e, portanto, a voz é muito relevante para sua vida profissional. “Eu preciso me apresentar, passar uma mensagem, liderar e organizar. É uma ferramenta essencial para o meu trabalho”, afirma. Fonseca acredita que é preciso dedicar um dia para esse temática. “Por muitas vezes, os cuidados e alertas que envolvem esse assunto passam despercebidos pela maioria. Temos a necessidades de sermos constantemente lembrados”, frisa.
Link da imagem: https://goo.gl/hOFh4v