Dia Mundial da Voz promove cuidados com a saúde vocal

In Saúde

Fernanda Silva

Este ano, no 16 de abril, além da pascoa, também é comemorado o Dia Mundial da Voz

Neste 16 de Abril, a Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV) realizou as comemorações do Dia Mundial da Voz, no Parque do Povo, em São Paulo, das 9h às 17h, com atividades lúdicas e de orientação gratuitas para toda a população.

A data foi criada com o objetivo de conscientizar as pessoas a respeito dos cuidados necessários para com a voz pois é uma ferramenta que constitui a identidade pessoal do ser humano. Além disso, auxilia também no processo de comunicação, influenciando assim a saúde social, mental e física do indivíduo. Para o otorrinolaringologista, Hugo Rodrigues, o mau uso da voz pode desencadear doenças. “O abuso vocal e as laringites são as mais comuns”, alerta.

Outro objetivo da campanha é o de prevenir doenças através da disseminação de informações sobre o assunto. A fonoaudióloga e especialista em comunicação e oratória, Kátia Campelo, orienta quanto a alguns cuidados que todos devem ter com a voz. “Aquecer a voz, usar bem a respiração, evitar alimentos que produzam muco, como os derivados do leite, são algumas das recomendações”, orienta. A fonoaudióloga explica que todos estão suscetíveis a doenças no aparelho fonador, entretanto, algumas pessoas se encontram em situação de vulnerabilidade. “Pessoas que usam a voz profissionalmente, assim como professores, cantores, dubladores, precisam ter mais cuidado”, alerta.

O radialista, Marcelo Matos atua a 12 anos na área e compreende a importância da voz na sua vida. “Minha voz abriu muitas portas na minha trajetória profissional. Não consigo me imaginar sem a voz que eu tenho”, declara.  É muito comum em todas as faixas etárias ficar sem voz, ou melhor, ficar afônico. Já para o radialista, essa situação se torna um pouco mais complexa pois gera, além do desconforto de não poder se comunicar, a limitação de não exercer a sua função no trabalho. “É frustrante, dá uma sensação de inutilidade. É desconfortável do ponto de vista físico e emocional”, justifica.

Com o músico Wesley Fonseca não é diferente, pois, além de cantar, também atua como publicitário e, portanto, a voz é muito relevante para sua vida profissional. “Eu preciso me apresentar, passar uma mensagem, liderar e organizar. É uma ferramenta essencial para o meu trabalho”, afirma. Fonseca acredita que é preciso dedicar um dia para esse temática. “Por muitas vezes, os cuidados e alertas que envolvem esse assunto passam despercebidos pela maioria. Temos a necessidades de sermos constantemente lembrados”, frisa.

 

Link da imagem: https://goo.gl/hOFh4v

You may also read!

Decreto dispensa laudo para oferta de Atendimento Educacional Especializado 

A nova regra tem como objetivo garantir o direito à educação de maneira igualitária.     Raíssa Oliveira A Política

Read More...

Rio de Janeiro é o principal destino de estrangeiros no Brasil

Pesquisa indica aumento expressivo de turistas na Cidade Maravilhosa em 2025.  Nátaly Nunes Cristo Redentor, Copacabana, Pão de Açúcar,

Read More...

Tarifa básica em passagens aéreas levanta debate

Companhias aéreas adotam categoria que inclui apenas um artigo pessoal na viagem. Raíssa Oliveira O presidente da Câmara dos

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu