Entenda os novos casos criminais contra Donald Trump

In Geral, Política

Trump se torna o primeiro ex-presidente dos Estados Unidos a ser acusado criminalmente.

Natália Goes

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi convocado na última quinta-feira(03) a comparecer ao tribunal perante um juiz por conta de uma denuncia feita pelo procurador Jack Smith.

O documento contém 45 páginas, em que são apresentadas quatro denúncias sobre o comportamento de Trump durante e após as eleições de 2020. Até o momento, essas acusações foram as mais graves enfrentadas pelo ex-presidente e pré-candidato republicano para o ano de 2024.

Entre as denúncias estão a conspiração para fraudar os Estados Unidos, conspiração para obstruir um processo oficial, obstrução e tentativa de obstruir um processo oficial e conspiração contra direitos.

Primeiro ex-presidente acusado criminalmente

Antes de Donald Trump, nenhum ex-presidente havia sido acusado por um crime federal, nem mesmo o favorito para presidente de um partido. Em 1807, o julgamento por traição de Aaron Burr, antigo vice-presidente, poderia ser um caso semelhante, mas o de Trump é considerado uma novidade. 

É a primeira vez que o sistema judiciário dos Estados Unidos vê uma acusação dessa magnitude contra um ex-presidente. Também é a primeira vez que um ex-presidente é acusado pelo governo federal por fraudar seu país. Trump ainda é acusado de privar milhões de cidadãos do seu direito.

Acusações anteriores

O ex-presidente nega todas as acusações e diz que elas – terceiro processo criminal que ele protagoniza – são uma caçada às bruxas contra ele. Donald Trump responde às acusações anteriores apresentadas pelo procurador Smith por suposto manuseio irregular de documentos confidenciais, que o mesmo mantinha em sua residência em Mar-a-Lago, no estado da Flórida.

Ele também responde à outra acusação. O republicano enfrenta um processo em Nova York, desde março, por cometer fraude comercial – falsificando registros – para ocultar dinheiro que teria pago secretamente a uma estrela pornô, Stormy Daniels, antes de ser presidente.

Saiba mais sobre as novas acusações de Trump

  • Conspiração para fraudar os Estado Unidos

Para ser configurado crime, é necessário duas ou mais pessoas conspirando para cometer qualquer crime contra os Estados Unidos (EUA) ou qualquer órgão do país. O documento de 45 páginas alega que Trump e mais seis pessoas não identificadas, trabalharam para fraudar o país com a finalidade de anular os resultados da eleição presidencial de 2020. 

Na época, o ex-presidente alegou que o resultado teria sido uma fraude eleitoral, obstruindo a função do governo federal de coletar, contar e declarar os votos.

  • Conspiração para obstruir um processo oficial

Nos EUA, é considerado um crime obstruir, impedir ou influenciar de forma corrupta qualquer procedimento oficial. Essa acusação é referente às várias tentativas do Trump de minar ou impedir a autenticação da eleição pelo Congresso dias antes da invasão ao Capitólio no dia 06 de janeiro de 2021. 

Além disso, na acusação também são citadas notícias falsas que o ex-presidente espalhou sobre uma possível fraude eleitoral. Muitos dos invasores do Capitólio foram enquadrados nesse crime.

  • Obstrução e tentativa de obstruir um processo oficial

Além de conspirar para tentar obstruir um processo, a acusação coloca Trump como protagonista, agindo para impedir a certificação das eleições de 6 de janeiro de 2021.

  • Conspiração contra direitos

Nesse crime, qualquer funcionário com autoridade legal que privar alguém de seus direitos seria acusado. A acusação contra Trump alega que ele, com ajuda de conspiradores, tentou “ferir, oprimir, ameaçar e intimidar um ou mais pessoas no livre exercício e gozo” sobre um direito constitucional – em específico, o direito de votar e ter seu voto computado.

  • Acusação em Miami

As recentes acusações ao ex-presidente Donald Trump foram feitas na Flórida. As autoridades federais estavam com dificuldades com a logística de como processar o republicano em Miami e observaram que as acusações seriam em Washington.

No entanto, Trump passou a maior parte vivendo na Flórida, local onde o FBI fez uma busca em Mar-a-Lago e levou caixas de documentos confidenciais. Na Flórida, estado onde ele venceu em 2016 e 2020, não haveria espaço para o argumento de que a população se opõe a ele.

Eleições 2024

Especialistas em entrevista à CNN disseram que considerando o fato do caso do promotor de Manhattan já estar agendado e considerando o tempo que leva para um caso federal ser julgado, não é provável que o julgamento seja concluído antes das eleições de 2024. 

Caso Trump seja eleito, “ele controlaria o Departamento de Justiça… se ainda estiver pendente, ele simplesmente descartará o caso”, disse Robert Ray à CNN.

You may also read!

A posse do novo presidente se deu após a destituição de José Jeri, que ao longo do mandato teve sete pedidos de destituição.

Deputado marxista assume cargo de presidente interino do Peru

Balcázar foi eleito pelo congresso após destituição de José Jeri. Melissa Siqueira O deputado marxista José María Balcázar se

Read More...

Novas regras do vale-alimentação e vale-refeição entram em vigor

Agora a taxa de desconto do comerciante possui um novo limite de 3,6%.  Karen Andrade As novas regras do

Read More...

Valentine’s day ou 12 de junho: quando é comemorado o dia dos namorados?

Nos Estados Unidos a data é uma das mais importantes do ano, enquanto no Brasil a comemoração é maior

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu