André Onana, um dos principais jogadores da Seleção Camaronesa, foi cortado da delegação horas antes do jogo contra a Sérvia.
Melissa Maciel
O goleiro André Onana, da Inter de Milão, um dos destaques da Seleção Camaronesa de Futebol que disputa a Copa Catar 2022, foi cortado da delegação horas antes do jogo contra a Sérvia, nesta segunda-feira, às 7h, horário de Brasília. A federação camaronesa ainda não se pronunciou sobre o ocorrido, mas Davis Epassy, goleiro do Abha, da Arábia Saudita, foi selecionado para enfrentar a Sérvia no lugar de Onana.
Os veículos de imprensa estrangeira têm noticiado que o motivo da expulsão foi um desentendimento entre Onana e o treinador, Rigobert Song, sobre questões táticas. Como cria de base do Barcelona e significativa passagem pelo Ajax, o goleiro aprendeu a jogar com os pés, mas para o treinador isso não seria o ideal. Dessa forma, por não se submeter às determinações do técnico, Onana foi retirado do Mundial.
A partir de agora, Camarões segue com dois goleiros, Epassy e Simon Ngapandouetnbu, de 19 anos, do Olympique de Marseille. O time, que está no mesmo grupo que o Brasil, ainda enfrentará a Seleção Brasileira na sexta-feira, dia 02, às 16h.
Uma seleção controversa
A saída de Onana foi mais um evento polêmico envolvendo a Seleção Camaronesa. Antes disso, a liberdade de escolha do treinador já havia sido questionada. Durante o anúncio da lista de convocação para o mundial 2022, Rigobert Song teve dificuldade para pronunciar o nome dos jogadores. Ele precisou da ajuda dos jornalistas.
Diante disso, há denúncias de influência do presidente da federação, o ex-atacante Samuel Eto’o na escolha dos jogadores para o elenco que disputa a Copa 2022.
Trajetória profissional de Onana
A carreira esportiva de Onana está relacionada com os feitos de um dos maiores destaques do futebol camaronês, o próprio Eto’o. Por meio da Fundação Samuel Eto’o, criada pelo ex-jogador para incentivar a saúde e educação por meio do esporte em Camarões, André Onana alcançou as categorias de base do Barcelona, aos 14 anos.
Em seguida foi transferido para o Ajax, onde se destacou consideravelmente. Mas em 2021 sua carreira sofreu uma surpreendente interrupção. A versão do jogador sobre o acontecido, é que ele teria acordado com dor de cabeça e ingerido algo que acreditava ser aspirina. No entanto, o que realmente teria ingerido era um medicamento prescrito para sua esposa, que estava grávida. Na pílula havia a substância furosemida, um diurético proibido pela Agência Mundial Antidopagem (Wada, sigla em inglês).
Apesar de ter sua versão aceita pela União das Federações Europeias de Futebol (UEFA), a entidade o baniu de qualquer atividade relacionada ao futebol por 12 meses, tanto jogos como treinos.
Após o período de distanciamento, Onana decidiu não renovar o contrato com o Ajax e aceitou uma proposta da Inter de Milão. Dessa forma, assinou com o clube italiano sem custos até 2026.