Estampado em paredes, canecas e folhas de caderno, a técnica vem conquistando o mundo e tendo uma data específica para sua comemoração.
Julia Viana
O Dia Mundial do Lettering é comemorado em 21 de setembro. Essa arte cresceu e ganhou o mundo a partir de 2016. A palavra lettering tem origem inglesa, sendo “letter” de letra e “ing” uma partícula que indica uma ação, podendo ser traduzido para o português como letrismo, ou seja, um desenho personalizado de alguma palavra.
Essa técnica consiste em desenhar letras e palavras de forma livre e criativa, fugindo totalmente do convencional, mostrando como uma mensagem pode ter traços simples, tendo em vista, que atualmente a tecnologia está reinando em todos os nichos. Ela vem com a proposta de movimentar o meio artístico manual, trazendo originalidade para a obra.
Sendo uma arte muito dinâmica, o lettering vem conquistando vários públicos como estudantes, adultos e empresas, uma delas é a estudante de direito Natália Cardoso. Ela ressalta que “o que chama atenção no lettering é a forma de expressar um sentimento, um desejo, uma alegria, através do lettering. A forma que essa expressão artística pode ajudar tantas pessoas a conseguir uma renda e ajudar sua saúde psíquica.”
Campanha de desenvolvimento da arte
Em comemoração ao dia mundial do lettering a marca de canetas e produtos escolares Cis, proporcionou no ano passado lives em todo o mês de setembro com objetivo de promover o aprendizado para novas técnicas do lettering. No dia 21, foi promovida uma transmissão chamada de “MEGAlive”, a qual foi apresentada e guiada pela Karol Stefanini, proprietária do Estúdio TipoDela, especializado em trabalhos de design com tipografia, caligrafia e lettering.
O projeto desenvolvido pela Cis desempenha uma papel fundamental para o conhecimento de uma nova arte e o desenvolvimento dela. Natália nunca fez um curso, mas destaca sua disposição. “Eu amo fazer lettering nos cadernos da faculdade e quando estou precisando esvaziar a mente. Nunca fiz curso, mas possuo esse desejo”, conta.
Caligrafia, Trabalho e Paciência
A caligrafia destaca uma característica importante de quem quer trabalhar na área: paciência. Esse prática ajudou Milena Dantas, no perfeccionismo, coordenação motora, paciência, autoconfiança, evolução, criatividade. Já que aperfeiçoar a técnica também pode levar tempo, é de suma importância ter disciplina e paixão pelo trabalho.
Ela começou a trabalhar com o lettering quando tinha 16 anos, quando era estudante do Ensino Médio e hoje é acadêmica em Odontologia. A criação de uma identidade visual como seu Instagram Ponta do Lápis foi fundamental para a divulgação de seu trabalho com a dedicação na entrada de cursos para aprimorar suas técnicas.
Para o Henrique Ferreira, do Instagram Feito por Henrique, tudo começou com um hobby e depois virou sua profissão. “Eu praticava o bullet journal, então fazia para mim mesmo. Ao publicar no Instagram, o que eu fazia para mim, como algo para relaxar e por de fato gostar muito, começaram a surgir os primeiros trabalhos,” aponta. Henrique sempre gostou muito de desenhar e na busca por frases motivacionais para ajudar em seus dias encontrou no Pinterest exemplos de frases. Juntando seu gosto por desenho e papelaria, conheceu o lettering em 2017.
Natália, como admiradora da arte, frisa que “a área que eu uso a arte do lettering é especificamente acadêmica. É uma forma de organizar minha vida estudantil e tornar tudo mais leve e bonito.” O desenho de cada letra demonstra uma identidade visual única pois é trabalho desenvolvido à mão que traz originalidade e identidade para a obra.
Para pessoas que estão iniciando o processo de aprendizagem e querem fazer da arte do lettering um negócio, Henrique Ferreira deixa algumas dicas. “Praticar todos os dias, buscando sempre melhorar e aprimorar as técnicas através de cursos, livros e profissionais qualificados na área. A prática diária aliada ao conhecimento da técnica são as bases para formar letristas cada vez melhores”, explica.