Terremoto atinge Turquia e Síria deixando grande número de vítimas

In Geral, Mundo

O Ministério da Saúde turco afirma que os números do terremoto ainda estão sendo atualizados e podem aumentar rapidamente.

Ana Júlia Alem

Um forte terremoto atingiu o sudeste da Turquia e noroeste da Síria na manhã desta segunda-feira (6), matando mais de 1,2 mil e deixando cerca de 5 mil pessoas feridas, além de muitos outros desaparecidos. O epicentro do tremor foi em Kahramanmaras, próximo a cidade de Gaziantep, entretanto, o fenômeno também foi sentido em Israel, Chipre e no Líbano.

Segundo o Serviço Geológico dos EUA, o tremor chegou a magnitude 7.8 na escala Richter, atingindo uma profundidade de 17,9 km e um raio de cerca de 250km, o que pode explicar o tamanho da destruição provocada. 

As testemunhas do desastre estão compartilhando diferentes registros do tremor em suas redes sociais. Há relatos dos prédios desabando, sobreviventes andando sobre os escombros e os resgates realizados.

De acordo com o governo da Turquia, mais de 45 países divulgaram que prestarão as ajudas necessárias aos necessitados e equipes de busca para contribuir neste momento.

Apoio internacional

O terremoto despertou a preocupação de vários líderes mundiais, que se manifestaram por meio de suas redes sociais. O Alto Representante da União Europeia para Política Externa e de Segurança, Josep Borrell Fontelles, declarou apoio aos necessitados e já mobilizou diferentes equipes de busca para enviar à Turquia e Síria. “Nossos pensamentos estão com todos aqueles que perderam entes queridos e com os bravos socorristas”, conclui.

O presidente da França, Emmanuel Macron, também se pronunciou dizendo que sente muito pelas famílias das vítimas da tragédia e que o país “está pronto para fornecer ajuda de emergência às populações no local”.

O presidente Luís Inácio Lula da Silva se pronunciou em sua conta no Twitter prestando solidariedade às vítimas. “Olhamos com preocupação para as notícias vindas da Turquia e Síria, após terremoto de grande magnitude. O Brasil manifesta sua solidariedade com os povos dos dois países, com as famílias das vítimas e todos que perderam suas casas nessa tragédia”, disse.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

You may also read!

Decreto dispensa laudo para oferta de Atendimento Educacional Especializado 

A nova regra tem como objetivo garantir o direito à educação de maneira igualitária.     Raíssa Oliveira A Política

Read More...

Rio de Janeiro é o principal destino de estrangeiros no Brasil

Pesquisa indica aumento expressivo de turistas na Cidade Maravilhosa em 2025.  Nátaly Nunes Cristo Redentor, Copacabana, Pão de Açúcar,

Read More...

Tarifa básica em passagens aéreas levanta debate

Companhias aéreas adotam categoria que inclui apenas um artigo pessoal na viagem. Raíssa Oliveira O presidente da Câmara dos

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu