CCJ aprova fim de aposentadoria como punição para juízes e MP

In Política
O texto foi apresentado pelo Ministro do STF Flávio Dino e relatado pela senadora Eliziane Gama.

O Senado realizou uma mudança que troca a aposentadoria como punição por medidas mais rigorosas.

Kimberly Santos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (8), por unanimidade, a proposta de Emenda à Constituição (PEC) que extingue a aposentadoria compulsória para juízes, promotores e militares.

O objetivo da medida é impedir que esses integrantes cometam infrações graves e sejam afastados com remuneração. O texto foi apresentado pelo Ministro do STF Flávio Dino e relatado pela senadora Eliziane Gama. 

Proposta de punições rígidas pela CCJ

Com a medida aprovada, a aposentadoria deixa de ser usada como disciplina e, em casos mais sérios, os envolvidos poderão perder o cargo ou serem demitidos. A proposta também sugere que após a constatação de infração, o agente seja afastado do cargo e tenha a remuneração suspensa durante o andamento do processo. Além disso, uma ação para perda do cargo será apresentada em até 30 dias, garantindo julgamento por um tribunal.

Durante a análise, os senadores decidiram retirar os militares do alcance da PEC, após confusões sobre o impacto dessa medida. Com a aprovação da CCJ, o texto segue para a análise do plenário do Senado, onde precisará de pelo menos 49 votos em dois turnos para avançar. Caso seja aprovado, ainda passará pela Câmara dos Deputados antes de entrar em vigor.

You may also read!

Endividamento atinge diferentes setores da economia brasileira

Juros elevados, créditos mais caros e dificuldades fiscais pressionam famílias, empresas e o setor público brasileiro. Ellen Cristiny Andrade

Read More...

Sarampo acende alerta em São Paulo e reforça importância da vacinação

Aumento de casos de sarampo em agosto leva autoridades a ampliar vacinação e reforçar alerta para os riscos da

Read More...

Anvisa autoriza entrega de remédios por aplicativos marketplaces 

A revogação de medidas preventivas permite que farmácias regularmente licenciadas contratem canais digitais de marketplaces para entrega de medicamentos. 

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu