Aluguel de celulares: as vantagens desse mercado

In Ciência e Tecnologia, Economia, Geral
Aluguel de celulares

Usuários alugam iPhones através de programa do banco Itaú. Especialistas comparam as vantagens e preveem o crescimento do mercado.

Sâmilla Oliveira

Segundo a pesquisa feita pela Kantar Worldpanel, um terço da população brasileira tem a intenção de trocar de smartphone em menos de 1 ano. Entretanto, clientes que querem ter sempre o modelo mais novo de smartphone têm preferido alugar ao invés de comprar na loja. 

Um exemplo dessa nova modalidade é o programa iPhone Para Sempre, do banco Itaú. Ele oferece aos clientes a possibilidade de alugar um smartphone Apple pelo período de um ano. Todo o trâmite da locação é realizado através do aplicativo “ItaúCard: Cartão de Crédito”. Após o término do contrato, o cliente tem três opções: pagar o valor restante e ficar com o celular permanentemente, devolver o aparelho e encerrar a parceria ou trocar de iPhone, renovando o contrato.

A escolha pela locação (ao invés da compra) já é conhecida na Alemanha e nos EUA. Agora, o “celular por assinatura” está chegando no Brasil e promete maior economia e praticidade para quem gosta de ter sempre à mão a última geração de smartphones.

“Pra mim, fez mais sentido o iPhone por assinatura no lugar da compra direto na loja, porque a parcela da assinatura era mais barata do que uma compra com pagamento a prazo. Ao invés de parcelar um celular de alto valor, é mais barato ter uma assinatura e, no final dela, decidir se quer continuar, ficar ou trocar o celular. Preferi alugar pelas condições de parcelamento”, afirma o cliente Wellmer Pinto, de 27 anos.

Segurança e diminuição de riscos

Segundo Burkeane Viana, bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Maranhão, a prática de alugar traz menos riscos para quem tem o celular como instrumento de trabalho. Um exemplo disso é que o usuário não terá maiores prejuízos caso algum imprevisto aconteça, já que não vai perder tempo e dinheiro na compra de um novo aparelho. Para Burkeane, essa segurança da locação é mais atrativa quando comparada com a compra definitiva. 

É um mercado com potencial de crescimento. Burkeane também sustenta que “o custo benefício do aluguel em relação a aquisição definitiva do bem (compra) acarreta em variações do preço praticado.” 

Como saber se vale a pena?

Na locação, serviços como seguro, assistência técnica e facilidade na troca, além do próprio valor baixo da parcela, são vantagens que chamam a atenção dos usuários. Segundo o educador financeiro e assessor de investimentos Kuka Marques, para pessoas que não querem se preocupar com o repasse do aparelho quando quiserem trocar por um novo, o aluguel é um facilitador considerável. 

No entanto, Kuka Marques também considera que o serviço de locação somente faz sentido quando o aparelho alugado for novo e de última geração. “Qualquer forma diferente disso já começa a não valer a pena, especialmente para quem já tem o hábito de comprar celulares usados. Alugar traz a tranquilidade de não se preocupar com imprevistos, uma vez que, se necessário, o usuário recebe um novo celular em até 24 horas, sem desembolso financeiro. Em contraste, a pessoa que comprou o iPhone, precisa esperar pelo menos uma semana até chegar o celular novo, além de continuar pagando o celular antigo”, afirma o assessor.

You may also read!

Pets impactam emocionalmente na vida dos seus humanos

7 em cada 10 brasileiros têm um pet em casa, os animais de estimação viraram parte da família e

Read More...

Pesquisadores descobrem novo tipo de diabetes

Cientistas da Federação Internacional da Diabetes classificaram um novo tipo da doença após 70 anos de pesquisas. Carlos Daniel

Read More...

Gripe aviária impacta o trabalho dos avicultores

Produtores de ovos e frango relatam experiências no comércio após a crise da doença. Raíssa Oliveira O primeiro caso

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu