Lei reforça punição para o abandono de animais em vias públicas

In Geral, Política

O infrator pode perder a Carteira Nacional de Habilitação.

Kleber Paim

A comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou no dia 24 de abril o projeto de lei 25/24, que estabelece como infração gravíssima a utilização de qualquer veículo para o abandono de animais em vias públicas. A punição também será feita para quem auxiliar. Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a infração gravíssima é a punição mais alta, com a adição de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

A advogada Letícia Silva avalia que a suspensão da CNH foi uma ótima medida para impedir o abandono de animais. “Essa medida vai fazer com as pessoas tenham medo de infringir a lei e pensem duas vezes antes de praticar esses atos contra os animais”, acredita.

Letícia, ressalta que até o momento a proposta não gerou conflitos jurídicos. “A proposta não gerou nenhum conflito até o momento. A suspensão da CNH já é usada para incentivar o cumprimento de algumas leis”, completa.

Segundo uma pesquisa feita ano passado, pela Mars Petcare, 25% dos animais estão em situação de abandono no Brasil, sendo que cães e gatos fazem parte desta estatística. 25% dos cães são considerados em situação de abandono, o que equivale a 20 milhões de animais, sendo que 177 mil vivem em abrigos. Já para os gatos o percentual é de 26%, o que equivale a 10 milhões de animais, sendo que 7.400 estão abrigados em ONGs ou lugares públicos. 

Matheus Moreira, que tem um gato em sua casa, acha um absurdo o ato de abandonar um animal. “Acho que só porque o animal não expressa seus sentimentos através da fala, fica mais fácil das pessoas não terem sensibilidade nenhuma e simplesmente descartarem o bichinho como se fosse um objeto na rua”, afirma.

Custos

Uma pesquisa feita pela fintech Koin no final de março deste ano, mostrou que 50% das pessoas que têm animais de estimação, gastam mais de 200 reais por mês com seus pets. Os donos de gatos têm a maior despesa com ração, cerca de 37%. Os que gastam 200 são 56%, aqueles que desembolsam menos de 50 reais, apenas 5%. Foram entrevistadas 250 pessoas e 92% delas têm animais de estimação em suas casas, mesmo com os custos mensais, os entrevistados alegam que os animais ajudam a reduzir o estresse. 

Matheus conta que suas despesas chegam a casa dos 300 reais e fala que morar na capital  também não é uma tarefa fácil. “Como eu moro na capital, os preços das coisas são um pouco mais caras, então eu gasto com ração, sachê, areia e plano de saúde. São essas coisas que eu gasto com a minha gata por mês”, declara. 

Denúncias 

Para denunciar crimes que tenham como vítimas animais, disque 190 para a Polícia Militar, por meio do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp).

You may also read!

Pets impactam emocionalmente na vida dos seus humanos

7 em cada 10 brasileiros têm um pet em casa, os animais de estimação viraram parte da família e

Read More...

Pesquisadores descobrem novo tipo de diabetes

Cientistas da Federação Internacional da Diabetes classificaram um novo tipo da doença após 70 anos de pesquisas. Carlos Daniel

Read More...

Gripe aviária impacta o trabalho dos avicultores

Produtores de ovos e frango relatam experiências no comércio após a crise da doença. Raíssa Oliveira O primeiro caso

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu