Navegue com segurança

In Ciência e Tecnologia

Renilse Cunha

Até o ano passado, 70% dos brasileiros usavam regularmente a internet. Os dados são do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic). Por causa de suas múltiplas facilidades para realização de tarefas, a ferramenta já é vista como um item indispensável no dia a dia. Entretanto, é preciso ter cuidado ao navegar, pois a exposição de informações privadas do usuário é um perigo constante.

Mas, afinal, que cuidados devemos ter ao navegamos? Os riscos para quem vive conectado são vários, e o cientista da computação e gestor de TI Danilo Aguiar explica que, “em algumas situações, mais de um método é usado para prover danos ao próximo”. As vítimas de ataques cibernéticos são, na maioria, mulheres, crianças e adolescentes. A estudante de Direto Kananda Alves faz parte desse grupo. Ela já teve sua privacidade invadida por um ex-namorado. “Tive algumas redes sociais hackeadas. Ele não aceitou o fim do relacionamento, e acredito que fez isso para fazer eu me sentir mal. Fiquei muito triste e não sei como ele conseguiu, pois não tinha minhas senhas”, desabafa.

Lembra da expressão “Todo cuidado é pouco”?. Ela se aplica muito bem ao mundo virtual. É importante checar todos os conteúdos recebidos, e sempre questionar sua veracidade e segurança da fonte. Para quem está em dúvida, o programador Henrique Costa faz um alerta: “As pessoas deveriam ser mais desconfiadas com as mensagens e e-mails que recebem”.  Com isso em mente, Aguiar pontua seis cuidados simples para manter a integridade de nossos dados online:

  • Manter os dispositivos atualizados conforme a sugestão dos fabricantes. em relação a sugestão dos fabricantes de hardware e software.
  • Ter um antivírus disponível e atualizado.
  • Não baixar tudo que é recebido por e-mail e aplicativos de mensagens.
  • Conferir se o remetente é conhecido.
  • Sempre fazer a limpeza de pendrives e outros dispositivos removíveis.
  • Monitorar acessos das crianças, para que eles não sofram quaisquer tipos de agressões virtuais e/ou exposições negativas.

No caso de ter sido vítima de algum tipo de crime cibernético, entre em contato com a Polícia pelo telefone 190. O Brasil possui leis para punir criminosos virtuais. A primeira, promulgada em 2012, é a lei n° 12.737, conhecida como Carolina Dieckmann. Já a segunda, conhecida como Marco Civil, é a Lei n° 12.965 de 2014.

You may also read!

Alta da carne e dos óleos eleva índice global de preços dos alimentos

Consumidores sentem no bolso o impacto da carne, apesar da queda de outros produtos. Vefiola Shaka  Os preços dos

Read More...

Presidente Lula sanciona lei que proíbe testes em animais para fins cosméticos

As autoridades sanitárias têm o prazo de dois anos para colocar em prática as novas medidas. Príscilla Melo O

Read More...

Sorteio define jogos das quartas de final da Copa do Brasil

Pela primeira vez na história, a Copa do Brasil terá dois clássicos regionais nas quartas de final. Felipe Torquato

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu