Turismo religioso ganha destaque em São Paulo

In Cultura, Geral

Guia de turismo direciona fiéis para os principais eventos e locais confessionais do estado.

Raíssa Oliveira

O Guia Turístico Evangélico foi publicado no final de 2024 pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo para incentivar e direcionar o turismo religioso no estado. São Paulo é o estado brasileiro com o maior número de templos religiosos do país, abrigando cerca de 84 mil locais confessionais e as sedes das maiores igrejas evangélicas do Brasil, de acordo com o Censo 2022 do IBGE.

Entenda o turismo religioso

O turismo religioso é uma atividade em crescimento no Brasil, em que os viajantes buscam novas experiências em eventos e estabelecimentos religiosos. O destino das viagens turísticas desse segmento específico pode ser igrejas, templos, museus bíblicos, locais sagrados, centros comerciais de artigos e produtos evangélicos, além de atrativos como marchas de fé ou passeios culturais.   

De acordo com o Ministério do Turismo, essa prática movimenta cerca de 20 milhões de viagens todos os anos no país. Esse segmento específico movimenta mais de 300 milhões de turistas em todo o mundo e mais de 600 milhões de viagens anualmente. Atualmente, o turismo religioso é responsável por gerar 15 bilhões de reais anualmente no Brasil.

Sobre o guia

O Guia Turístico Evangélico faz parte de uma lista de guias disponibilizados gratuitamente pelo governo do estado, e também contém o Halal, Católico e o de monumentos ao Cristo.  De acordo com o Secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, essa proposta ficou surpreendente. 

“Tenho tido nesse momento a oportunidade, a responsabilidade e o privilégio de cooperar com o governo Tarcísio de Freitas, ajudando na pasta que é uma economia que representa quase 10% do PIB do Estado de São Paulo”, enfatiza o líder político.

Lucena também destaca alguns locais apresentados no guia, como o Templo de Salomão, Cemitério dos Protestantes, Rua Conde de Sarzedas, as sedes das maiores igrejas evangélicas e o Museu de Arqueologia Bíblica, que se soma a Sociedade Bíblica do Brasil, ao Museu da Bíblia e ao Centro de Produção da Bíblia, que produz um exemplar da Bíblia Sagrada a cada três segundos. Esses locais fortalecem o turismo religioso em São Paulo. 

You may also read!

Robert Prevost é eleito novo Papa

O Vaticano anunciou nesta quinta-feira (8) Leão XIV, após dois dias de conclave.  Isabella Maciel Fumaça branca saiu da

Read More...

Condutas antiéticas de estudantes de Medicina geram alerta

Zombaria de pacientes, gravação de exames íntimos e apologia ao estupro expõem falhas na formação ética de futuros profissionais

Read More...

Overbooking causa prejuízos ao consumidor

Clientes são amparados por artigos do Código de Defesa do Consumidor e pela ANAC. Gabrielle Ramos Já imaginou economizar

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu